domingo, janeiro 09, 2011

Livro do Mês: Please Pass The Guilt

Please Pass The Guilt é mais um caso do detetive Nero Wolfe, criação de Rex Stout. É a penúltima das histórias do detetive (depois dela seria publicada "A Family Affair"; postumamente seria publicada ainda a coletânea de história curtas "Death Times Three").


Embora seja um livro mais recente, de 1073, não se percebe muita diferença em relação aos demais da série, que começou em 1934. Apenas a presença de LSD dá um toque da época à história.

Um favor de Nero Wolf o leva a interrogar uma pessoa que afirma ter as mãos cobertas de um sangue que só ele consegue ver. Daí surge a oportunidade de seu assitente, Archie Goodwin, oferecer os serviços de Nero para a viuva de uma pessoa que morreu em uma explosão disparada pela abertura da gaveta. Desde o começo a questão roda em torno do alvo da bomba: seria quem abriu ou o dono da mesa?

Como em muitas histórias de Nero Wolf, a identidade do assassino é secundaria (me arriscaria até a dizer que sua descoberta me decepcionou). O que brilha são as interações entre os personagens e o crescente desespero de Nero e Archie à medida que o mistério parece insolúvel. O próprio final parece encolhido, sem a tradicional reunião com todos os suspeitos.

Veredido: não é o melhor da série, mas certamente é recomendado.

PS: Eu li a versão paperback, mas também tem a versão Kindle, que você recebe em minutos e pode ler em um smartphone Android, no iPhone, no iPad, no PC ou no próprio Kindle.

Nenhum comentário: