domingo, maio 30, 2010

Livro do Mês: Death Times Three

Já vimos por aqui o detetive Nero Wolfe. O seu criador, Rex Stout, era extremamente prolífico, tendo publicado mais de 40 livros do detetive. "Death Times Three" é uma coletânea de três histórias curtas, publicada após a morte do autor.


É aquilo que chamaríamos de "raspa do tacho". Felizmente,não é um simples "caça-níquel"; a qualidade me lembra o sabor especial do fundo de panela de doce feito pela mãe.

O livro possui uma longa introdução, onde são descritas as origens de cada história. Uma característica comum às três é que Nero Wolfe é movido pelo seu auto-orgulho, não tendo um cliente propriamente dito.

Bitter End surgiu como a re-escrita de uma história escrita por Stout com outro personagem principal, motivo pelo qual ele não a considerou apropriada para inclusão nas coletâneas anteriores. A história começa com uma "terrível crise": o cozinheiro de Nero Wolfe está doente. Desesperado, ele resolve experimentar um patê de fígado comprado pronto - e descobre que o produto está adulterado, com um gosto horrível. Considerando isto uma afronta ao seu paladar, Wolfe jura encontrar o responsável. Não demora muito para surgir uma bela mulher e um cadáver. A solução para os dois mistérios é perfeita, baseada em sólida lógica.

Frame-Up For Murder é a re-escrita de outra história de Nero Wolfe, "Murder Is No Joke". Nela Wolfe e Archie testemunham, por telefone, um assassinato. Ou será que estão sendo enganados para fornecerem álibis aos suspeitos? É esta possibilidade de estar sendo enganado que move Wolfe. Como em muitos outros livros de Stout, a solução do assassinato em si não é importante, o que vale é a interação entre os personagens.

Assault on a Brownstone também envolve uma re-escrita, mas neste caso é a história original. As circunstâncias que levam ao envolvimento de Wolfe são únicas: uma senhora marca uma consulta com ele através de Archie (o que ele faz somente para incomodar Wolfe), deixando um pacote. A consulta não chega a ocorrer: a senhora é atropelada. Mais que a morte de uma cliente potencial, é o ultraje de ter a casa invadida por um mandato de busca que leva Wolfe a resolver o crime. Para isto ele não hesita em utilizar um estratagema; novamente mais que a solução são os personagens o foco da história.

Veredito: Embora não sejam o ponto mais alto de Stout, as três histórias não fazem feio frente às demais da coleção. Recomendado.

Nenhum comentário: