sábado, outubro 30, 2010

Preparando Vídeos de Apresentações com Narração

Descreve neste post o processo que estou usando para gerar os vídeos da série "Interfaceando Microcontroladores". É provável que este processo esteja longe de ser otimizado, ele envolve vários aplicativos (a maioria livre ou grátis) e é executa no ambiente Windows.

O processo envolve as seguintes etapas:
  • Geração das imagens da apresentação.
  • Geração da narração.
  • Conversão das imagens em vídeo.
  • Geração do vídeo final combinando a narração com o vídeo das imagens.

quinta-feira, outubro 28, 2010

Interfaceando Microcontroladores - Parte 3

Nesta terceira parte vemos as Entradas e Saídas Digitais e exemplos práticos de conexão de Teclas e LEDs.

quarta-feira, outubro 27, 2010

Dois Sites de eBooks Gratuitos

Uma dica rápida de dois sites de eBooks gratuitos, disponíveis em vários formatos:

Baen Free Library

A Baen Books é uma editora de livros de ficção científica que abraçou desde cedo a internet. A "Baen Free Library" contém algumas dezenas de livros, vários de autores conhecidos. Em breve espero postar uma resenha de "Med Ship". Para quem quiser ler um livro pirado, que homenageia os fãs de ficção científica e avacalha com os "eco-chatos", recomento "Fallen Angels".

ManyBooks.net

Este é um site que eu não conhecia ainda. A maior parte do acervo é derivado do Projeto Gutenberg; o responsável pelo site converteu os arquivos texto originais em vários formatos.

segunda-feira, outubro 25, 2010

Interfaceando Microcontroladores - Parte 2

Segue abaixo a segunda parte da palestra "Interfaceando Microcontroladores". Nesta parte é apresentada como é feita a programação dos periféricos internos na linguagem C.

domingo, outubro 24, 2010

Kindle: Primeiras Impressões

Como comentei no post anterior, acabo de receber um leitor de e-books Kindle. Relato aqui algumas considerações filosóficas e as minhas primeiras impressões sobre o aparelho.


sexta-feira, outubro 22, 2010

A Logística na Prática, em Duas Compras

Recebi esta semana duas compras feitas pela internet. Uma de uma grande empresa aqui no Brasil e outra da Amazon. É interessante comparar estas duas entregas, pois ilustram como o mundo ficou pequeno e como as expectativas aumentaram com a internet.

A Compra Nacional

Não vou identificar aqui a empresa, pois ela não vai brilhar muito frente à Amazon mas não posso dizer que tenha sido insatisfatória e ela se saiu bem melhor em compras anteriores.

No final do dia 12/10/10 (um terça feira e feriado) eu comprei um livro (um novo volume da Biblioteca Histórica Marvel). O frete era grátis (bom!) e o prazo previsto era de um dia útil. Como costumo fazer, pedi para entregar no meu trabalho.

O site permite fazer um acompanhamento do processamento do pedido, que eu consultei pelo menos uma vez por dia. A mercadoria foi passada para a transportadora na noite do dia 13/10 (quarta feira). Passaram a 5a e 6a feira e nada. No final do sábado recebi um e-mail avisando que tinham tentado (sem sucesso) entregar, que fariam mais duas tentativas e solicitando "manter alguém para o recebimento".

Este e-mail é claramente automático, mas ficou um pouco antipático nas circunstâncias. Afinal, certamente teria que receber se a entrega não tivesse atrasado tanto em relação ao previsto.

Na segunda feira eu recebi com sucesso o livro.

A Compra na Amazon

Na Amazon eu comprei um Kindle (em breve post comentários sobre ele). A compra foi feita no final do dia 17/10/10 (domingo). O frete (via DHL) custou US$20 (tem mais os custos da importação, mas isto é outra história) e o prazo apresentado foi 22/10/10.

A Amazon tem também o acompanhamento do pedido. No caso, ele permite inclusive ver o rastreamento da DHL. Assim deu para seguir o pacote desde a sua coleta na Amazon (feita no começo da tarde do dia 18). O pacote saiu de um depósito em Nevada, foi para um gateway em São Francisco, de lá para o hub em Cincinnati e de lá para Miami. De lá ele partiu para o Brasil, chegando nesta terra onde canta o sabiá perto da hora do almoço do dia 20. Uma hora depois já tinha sido passado pela alfândega! Teve então algumas movimentações que não entendi, aparentemente ainda no aeroporto.

Às 7:30 do dia 21 o pacote saiu para entrega, chegando em minhas mãos alguns minutos antes das 9:00.

Concluindo

Pode-se dizer que os tempos entre a colocação do pedido e a primeira tentativa de entrega foram praticamente os mesmos nos dois casos. O prazo de entrega previsto não foi cumprido na compra nacional; a compra na Amazon chegou um dia antes do previsto.

A Amazon foi mais ágil para disponibilizar a mercadoria para a transportadora e a transportadora nacional parece ter se atrapalhado um pouco. Por outro lado, não custa lembrar que em um caso o frete foi grátis e no outro custou US$20 (mais uma taxa administrativa da DHL para o desembaraço).

A minha confiança e gosto pelas compras via internet seguem firmes e fortes. Fica somente a lembrança que os prazos previstos são apenas estimativas e que é arriscado contar demais com eles.

quarta-feira, outubro 20, 2010

Interfaceando Microcontroladores - Parte 1

No ano passado eu apresentei a palestra "Interfaceando Microcontroladores" no II Seminário de Programação C/C++ para Sistemas Embarcados. A apresentação não foi perfeita, como relatei aqui, e ficou a promessa de refazê-la aqui no blog.

Embalando para a terceira edição do seminário, resolver repetir parte da apresentação em alguns vídeos curtos. A parte que não vou repetir diz respeito a comunicação serial, que vou abordar de forma mais completa na minha palestra deste ano. Devo avisar que a minha experiência com geração de vídeo é mínima, espero que o resultado seja aceitável (futuramente vou descrever o meu método convulsionado de geração dos vídeos).

Sem mais delongas, segue o primeiro vídeo no qual eu faço um resumo das arquiteturas dos microcontroladores que uso como exemplo. Descrições mais completas destas arquiteturas estão aqui no blog.



Quem quiser pode ver a apresentação original (com 1:35:00) no Portal Embarcados.

segunda-feira, outubro 18, 2010

Ótima entrevista com John Sculley (ex CEO da Apple)

Não costumo publicar links sem muitos comentários adicionais, mas esta entrevista é ótima e merece uns 15 a 30 minutos de leitura (é bem longa):

http://www.cultofmac.com/john-sculley-on-steve-jobs-the-full-interview-transcript/63295

Embora as perguntas e respostas envolvam sempre Steve Jobs, fica claro que Sculley merece ser lembrado por mais que ter sido "o homem que demitiu Jobs da Apple" (o que não corresponde à verdade). E dá uma boa ideia do que move a Apple.

domingo, outubro 17, 2010

Livro do Mês: The Phantom 1936-1937

Embora não tenha sido o primeiro herói mascarado a aparecer nas histórias em quadrinhos, muitos consideram que o Fantasma estabeleceu o padrão de ação, aventura e romance para o gênero.

Ele foi criado em 1936 por Lee Falk (criador também do Mandrake), na forma de uma tira diária. As primeiras três histórias desta tira estão republicadas neste livro "The Phantom - the complete newspaper dailies: Volume One 1936-1937". As primeiras tiras foram desenhadas pelo próprio Lee Falk; a partir da terceira semana os desenhos são de Ray Moore.

terça-feira, outubro 05, 2010

III Seminário de Programação C&C++ Para Sistemas Embarcados

Está marcado para o dia 6 de novembro a terceira edição do Seminário de Programação para Sistemas Embarcados. Teremos palestras sobre comunicação serial, Linux embarcado, desenvolvimento de software seguro e o uso de C++ em sistemas embarcados.

Terei a honra de mais uma vez apresentar uma palestra, desta vez sobre comunicação serial.

Os meus relatos das duas edições anteriores estão aqui e aqui.

Até o dia 22/10 tem um preços especial e descontos para estudantes.

Maiores detalhes no Portal Embarcados e na Tempo Real Eventos.