sábado, outubro 30, 2010

Preparando Vídeos de Apresentações com Narração

Descreve neste post o processo que estou usando para gerar os vídeos da série "Interfaceando Microcontroladores". É provável que este processo esteja longe de ser otimizado, ele envolve vários aplicativos (a maioria livre ou grátis) e é executa no ambiente Windows.

O processo envolve as seguintes etapas:
  • Geração das imagens da apresentação.
  • Geração da narração.
  • Conversão das imagens em vídeo.
  • Geração do vídeo final combinando a narração com o vídeo das imagens.


Geração das Imagens da Apresentação

No meu caso a apresentação já estava pronto no PowerPoint. A transformação em imagens pode ser feita usando o "Salvar Como ... Formato JPEG". A qualidade das imagens obtidas é apenas razoável, mas é um processo bastante simples, foi o que usei nas partes 1 a 3.


Uma alternativa que parece gerar imagens melhores é abrir a apresentação PowerPoint no Open Office e usar a opção Export. Entretando, isto tem que ser feito slide a slide (pelo menos na versão 2.4 que é a que tenho instalada). Pretendo explorar isto nas próximas partes.

O processo descrito aqui funciona independente de como as imagens foram geradas. Você pode até mesmo gerar diretamente no MS Paint.

Embora não seja obrigatório, simplifica se você isolar as imagens em um diretório e dar nomes seguindo a ordem das imagens.

Geração da Narração

Para a gravação usei o CDex (software livre), aproveitando que já o tinha instalado e costumo usá-lo para "rippar" CDs. Uso a opção Tools / Record from Analog Input para gravar do microfone para MP3. Settings / Encoder permite configurar várias opções da codificação em MP3. A seleção da entrada Microfone e ajuste do nível eu faço diretamente no Mixer do Windows.


Por mais que me esforce, cometo sempre erros durante a gravação. O jeito é editar depois. Para isto utilizo o mp3DirectCut (software grátis) que é capaz de editar diretamente arquivos MP3. Você pode cortar fora trechos e copiar e colar entre arquivos.


Quando a narração está pronta, anoto o tempo em que começa a narração de cada slide.

Conversão das Imagens em Vídeo

Esta parte é feita com o Slide Show Movie Maker (software grátis). Segue uma receita sucinta:
  • No "Project Settings", informar o nome do arquivo de saída (Output), colocar zero em "Text Fade-in" e "Text Fade-out", selecionar "Movie Size" 480x360 (ou outro tamanho da sua preferência, este tamanho me pareceu um bom compromisso entre o tamanho do arquivo com o vídeo e a qualidade das imagens).
  • Usar Objects / Add Picture Dir para carregar todas as imagens da apresentação (supondo que estejam isoladas em um diretório). Alternativamente você pode adicionar as imagens uma a uma.
  • Clicar no botão "Select All". Limpar o texto em "Picture Text" e clicar em Update. Selecionar um efeito em "Fade-Effect" (estou usando "Vibration") e clicar em Update. Atenção que alguns efeitos exigem grandes tempos de processamento na hora de gerar o vídeo.
  • Selecione uma por uma as imagens, coloque (duracaco em segundos - 1)*25 em "Frames for showing Picture" e cique Update.
  • Clique em "Start Creation", selecione o "Video Codec" (estou usando um codec de DivX que eu não lembro mais de onde veio) e clique em "Start Creation".
A geração do vídeo pode ser bastante demorada. Para os meus vídeos, com cerca de 10 imagens, tamanho 480x360 e efeito "Vibration", está demorando cerca de 3 minutos no meu velhusco Pentium 4 2.8HT.

Geração do Vídeo Final

O SSMM é capaz de gerar vídeo com áudio, porém suporta somente o formato .WAV. Como prefiro usar MP3 (para reduzir o tamanho dos arquivos), faço a geração final com o Avidemux (software livre). Basta:
  • Carregar o vídeo sem som usando File Open.
  • Selecionar Video: Copy
  • Selecionar Audio: MP3
  • Em Audio | Main Track: selecionar External MP3
  • Usar File Save para gravar o vídeo final

Embora o processo envolva cinco aplicativos diferentes, a única parte trabalhosa tem sido a geração da narração, pela minha incapacidade de falar a narração completa sem erros.

Nenhum comentário: