Recebi esta semana duas compras feitas pela internet. Uma de uma grande empresa aqui no Brasil e outra da Amazon. É interessante comparar estas duas entregas, pois ilustram como o mundo ficou pequeno e como as expectativas aumentaram com a internet.
A Compra Nacional
Não vou identificar aqui a empresa, pois ela não vai brilhar muito frente à Amazon mas não posso dizer que tenha sido insatisfatória e ela se saiu bem melhor em compras anteriores.
No final do dia 12/10/10 (um terça feira e feriado) eu comprei um livro (um novo volume da Biblioteca Histórica Marvel). O frete era grátis (bom!) e o prazo previsto era de um dia útil. Como costumo fazer, pedi para entregar no meu trabalho.
O site permite fazer um acompanhamento do processamento do pedido, que eu consultei pelo menos uma vez por dia. A mercadoria foi passada para a transportadora na noite do dia 13/10 (quarta feira). Passaram a 5a e 6a feira e nada. No final do sábado recebi um e-mail avisando que tinham tentado (sem sucesso) entregar, que fariam mais duas tentativas e solicitando "manter alguém para o recebimento".
Este e-mail é claramente automático, mas ficou um pouco antipático nas circunstâncias. Afinal, certamente teria que receber se a entrega não tivesse atrasado tanto em relação ao previsto.
Na segunda feira eu recebi com sucesso o livro.
A Compra na Amazon
Na Amazon eu comprei um Kindle (em breve post comentários sobre ele). A compra foi feita no final do dia 17/10/10 (domingo). O frete (via DHL) custou US$20 (tem mais os custos da importação, mas isto é outra história) e o prazo apresentado foi 22/10/10.
A Amazon tem também o acompanhamento do pedido. No caso, ele permite inclusive ver o rastreamento da DHL. Assim deu para seguir o pacote desde a sua coleta na Amazon (feita no começo da tarde do dia 18). O pacote saiu de um depósito em Nevada, foi para um gateway em São Francisco, de lá para o hub em Cincinnati e de lá para Miami. De lá ele partiu para o Brasil, chegando nesta terra onde canta o sabiá perto da hora do almoço do dia 20. Uma hora depois já tinha sido passado pela alfândega! Teve então algumas movimentações que não entendi, aparentemente ainda no aeroporto.
Às 7:30 do dia 21 o pacote saiu para entrega, chegando em minhas mãos alguns minutos antes das 9:00.
Concluindo
Pode-se dizer que os tempos entre a colocação do pedido e a primeira tentativa de entrega foram praticamente os mesmos nos dois casos. O prazo de entrega previsto não foi cumprido na compra nacional; a compra na Amazon chegou um dia antes do previsto.
A Amazon foi mais ágil para disponibilizar a mercadoria para a transportadora e a transportadora nacional parece ter se atrapalhado um pouco. Por outro lado, não custa lembrar que em um caso o frete foi grátis e no outro custou US$20 (mais uma taxa administrativa da DHL para o desembaraço).
A minha confiança e gosto pelas compras via internet seguem firmes e fortes. Fica somente a lembrança que os prazos previstos são apenas estimativas e que é arriscado contar demais com eles.
Um comentário:
Prezado Daniel, Gostei do seu post e também da forma imparcial como fez a comparação. Quero só acrescentar que ao fazer 6 compras em uma grande grande rede de supermercados sempre recebi minhas compras antes do prazo. Como nem sempre a gente tem sorte com os fornecedores, quero dizer que fiz a compra de um celular xing-ling destes sites que vendem mp´s da vida. Imagina que eu recebi com exatos 60 dias, isso mesmo, 60 dias e o aparelho deu defeito em exatos 60 dias. Foi a pior compra que já fiz em toda minha vida.
Postar um comentário