quarta-feira, dezembro 22, 2010

Windows for ARM ?

O burburinho do dia é o possível anúncio de um versão do Windows (desktop) para processadores ARM, a ser feito na CES no início de janeiro. Segundo algumas fontes, o produto propriamente dito só estaria disponível daqui a 2 anos (e portanto seria o Windows 8).

A maioria não lembra disto, mas um dos objetivos do Windows NT era ser um sistema portável, suportando tanto a arquitetura x86 (na época o 386) como arquiteturas RISC. Ele chegou a ser comercializado em versões para processadores MIPS, Alpha e PowerPC.

O Windows CE também foi projetado para ser portável; após suportar arquiteturas diversas como x86 e MIPS, acabou se concentrando na arquitetura ARM.

Para quem enxerga nisto uma ruptura completa da Microsoft com a Intel, é bom lembrar que a Intel fabrica a tempos processadores com arquitetura ARM (embora é claro que ela prefira as suas próprias arquiteturas).

A Microsoft tem, portanto, as ferramentas e a experiência necessária para adaptar o Windows para a arquitetura ARM. A dificuldade do port de aplicativos vai variar bastante caso a caso. E a Microsoft tem os contatos e a força política para colocar no projeto fabricantes de hardware e acessórios, garantindo uma disponibilidade no mínimo razoável de equipamentos e drivers na época do lançamento.

E qual o motivo de tudo isto? Aparentemente os tablets. Embora a Microsoft venha tentando abrir este mercado literalmente há décadas (alguém lembra do Windows for Pen Computing?), quem emplacou um produto foi a Apple. Planos para tablets com o Windows 7 parecem ser escassos. Não existe nem menção em usar o Windows CE neste tipo de equipamento. O recém lançado Windows Phone 7 não é considerado adequado para tablets.

Minha opinião? É um boato muito plausível mas o ponto crítico para um tablet não é o sistema operacional, mas sim a interface com o operador. A interface do Windows (e a API por trás) me parece muito amarrada ao uso de mouse. Sem mexer nisto, será mais um fracasso.

Alguns links de notícias a respeito:

OSNews
The Register
Bloomberg
Wall Street Journal

Nenhum comentário: