domingo, dezembro 05, 2010

Novo Som para o Carro: Philips CE120

Com o colapso total do Visteon, precisei procurar um novo aparelho de som para o carro. O meu requisito básico foi ser capaz de tocar MP3 a partir de cartões SD. O formato SD me parece ótimo para a aplicação: dá para gravar um quantidade grande de músicas, o preço é razoável e, mais importante, não fica exposto a trancos acidentais (um problema com as entradas USB).

Estranhamente, são poucos os aparelhos de som automotivo com suporte a cartão SD. É ainda mais crítico se for desejada uma marca mais tradicional. No final da minha procura, acabei optando pelo modelo CE120 da Philips.


Este aparelho tem uma característica que para mim é ótima mas pode ser impeditiva para outros: não tem o leitor de CD, apenas rádio, USB, SD e entrada auxiliar. Na minha opinião, o CD é um formato totalmente impróprio para o uso de veículos e portanto não me fará falta. Com a retirada do mecanismo de CD, o aparelho ficou mais curto que o tamanho tradicional e o preço também me pareceu mais razoável.

Obs.: Recebi a informação que este modelo foi descontinuado. Não sei se é verdade mas a oferta dele baixou bastante; neste momento o Buscapé indica somente uma loja.

Dentro da caixa temos:
  • Dois manuais curtos (um "Guia Rápido" e um "Manual do Usuário" bastante ligeiro).
  • Um controle remoto
  • Acessórios para montagem
  • O aparelho em si
  • A frente destacável com caixa para transporte
  • Duas molduras, uma preta e outra prateada


A montagem (no meu C3) foi bastante simples, exceto pela falta de um adaptador para conexão da antena.


As primeiras impressões são boas. O controle pelo painel parece ser bastante simples, graças a uma quantidade generosa de teclas (o carro da minha esposa tem um Pioneer com um controle multi função que requer grandes malabarismos para acessar as funções). O display é um pouco pequeno, mostra poucos caracteres. A qualidade sonora me pareceu bem adequada (lembrando que não acredito em alta fidelidade dentro de um carro). O encaixe da frente destacável não me parece dos piores, mas na hora de retirar tem uma trava que requer uma boa pressão para soltar.

As entradas USB e SD são protegidas por uma portinha. Por um lado isto evita o acúmulo de poeira, por outro é uma pecinha móvel para atrapalhar o uso e que corre o risco de quebrar.

Agora é torcer para que este aparelho tenha uma vida mais longa que o Visteon.

Nenhum comentário: