Osasco x São Paulo
A minha carteira tinha sido emitida em São Paulo. A tendência natural das pessoas é renovar na mesma cidade da emissão, mesmo que tenha mudado de residência (lembrando, é uma infração gravíssima fazer falsa declaração de domicílio para fins de registro, licenciamento ou habilitação - artigo 242 do Código Brasileiro de Trânsito).
Em uma cidade do porte de São Paulo, é bastante provável que você acabe se valendo de um despachante. Já em uma cidade menor, como Osasco, é plenamente viável você ir pessoalmente ao órgão de trânsito (Ciretran). E a taxa de transferência é muito inferior aos honorários do despachante.
O Procedimento
Existe uma certa flexibilidade na ordem de fazer as coisas. A ordem abaixo é a que segui. Infelizmente os horários não são muito "work-friendly", se prepare para negociar como o seu chefe uma flexibilizada de horários. Algumas tarefas burocráticas podem ser feitas por um parente, mas as regras para isto não são muito claras.
Você pode dirigir com a carteira vencida por até trinta dias. A informação que eu obtive é que você só pode iniciar o procedimento de renovação quinze dias antes da carta vencer, mas não senti muita firmeza sobre isto.
O Ciretran de Osasco realiza a prova de renovação uma vez por semana e ela é bastante concorrida. No meu caso, só consegui marcar a prova para a semana seguinte. A marcação da prova é feita preenchendo à mão um requerimento simples, é preciso apresentar a carteira de motorista que está vencendo e o RG.
Enquanto isto, tire uma foto 3x4 (só precisa de uma, mas o fotógrafo provavelmente não vai vender menos que quatro). Espero que você tenha sorte e consiga tirar uma boa foto.
Com a foto, RG, habilitação e um comprovante de residência (por enquanto os originais) vá fazer o exame médico. Existem uns poucos 'estabelecimentos' credenciados. O exame custou R$53,00 (tabelado) e não fugiu muito da expectativa deste tipo de exame obrigatório. O mais importante é que lá vão preencher o formulário oficial (RENACH). Confira atentamente o que está escrito. O médico tinha um horário de trabalho meio esquisito, uma ligação antes pode economizar uma visita à toa ou uma espera prolongada.
Agora é hora de estudar para a prova. O material você encontra no site do Denatran (http://www.denatran.gov.br/publicacoes/publicacao.asp):
- Código de Trânsito Brasileiro - a parte mais importante é o capítulo XV (Das Infrações). Espere várias perguntas sobre o tipo de infração e a penalidade para diversos tipos de situações.
- Noções de Primeiros Socorros no Trânsito
- Direção Defensiva (este material parece ter sumido do site, mas você encontra procurando no Google)
Na prova não caem perguntas sobre placas e sinalização (mas é bom você saber isto!).
O horário da prova era às 10:00 (10:00 am segundo o requerimento), com a recomendação de chegar 15 minutos antes. Se prepare para uma demora na entrada na sala (supondo que esteja cheia como a minha). As instruções falam para levar caneta e documento com foto legível (sic); embora eles não mencionem, leve a carteira de habilitação pois você precisa preencher o seu número de registro. A duração é uma hora, mas você deve precisar de muito menos que isto.
A prova tem 30 questões de múltipla alternativa, você precisa acertar pelo menos 21 (70%). Não considerei nenhuma delas como "pegadinha", mas tinha algumas com redação confusa e várias com lógica negada (marque a opção que não ...). O mais chato é que a prova tem o formato de uma folha dobrada e você precisa colocar as respostas na capa. Muita atenção ao copiar as respostas da parte de dentro para a capa, pois não são permitidas rasuras.
Os procedimentos tradicionais de prova se aplicam. Algumas sugestões:
- Leia com muita atenção a pergunta e todas as opções (mesmo que você esteja certo que a resposta correta é uma das primeiras).
- Em uma primeira passada, resolva somente as que você tiver certeza.
- Dê uma respirada e conte quantas você já respondeu. Provavelmente você vai estar com 20 ou mais, o que dará a tranquilidade para enfrentar as questões mais difíceis.
- Veja se o texto de alguma pergunta dá uma dica para a resposta de outra. É improvável, mas acontece.
- Elimine as respostas que você tem certeza que estão erradas.
- Se não tiver outra opção, chute. Não há distinção entre questões em branco e questões erradas.
No dia de ver o resultado, leve xerox (não autenticado) do RG, CPF, CNH, comprovante de endereço e exame médico, mais o original do exame médico e o comprovante de pagamento da taxa. Se você passou, é só entregar tudo que a carteira deve sair no dia seguinte. A não ser que você seja mais uma vítima da...
Maldição da Carteira de Motorista
Há vários anos atrás, quando eu fui renovar a carteira estava entrando em vigor a carteira com foto. Eu tirei e entreguei a foto, mas estavam com "dificuldades técnicas". Após mais de um mês de espera o Detran entregou os pontos e me entregou uma carteira sem foto.
Na renovação seguinte estava em falta o papel especial.
Desta fez, foi uma atualização de sistema que paralisou a produção de carteiras. Resultado: três semanas de espera ao invés de um dia.
No geral acabei até me divertindo com a coisa. É preciso um pouco de paciência e um senso de humor meio doentio, mas foi muito menos traumático que se poderia imaginar.
31/12/09: correção de erros de digitação
5 comentários:
Nossa Daniel, vc explicou tudo que precisava saber, nem costumo responder coisas na Internet, mas ajudou tanto que abri uma exceção rsrs., muito obrigada.
Ivete
legal daniel o brasil prescisa de mais pessoas como vc adorei sua explicação ,um grande abraço e obrigado.caso queira um novo amigo meu e-mail e adelinoaparecidoevangelista@gmail.com,e um grande abraço.
Ola Daniel.
Gostaria de saber se voce tem o telefone da clinica onde se realiza o exame médico.
meu email é rodrigo_fabiam@yahoo.com.br
Oi Daniel muito obrigada estava com duvidas e vc me ajudou a esclarecer,duvidas as quais eu já havia perguntado no detram e eles só me confudiram ainda mais!!! obrigada beijos boa sorte!
Não foi o carro da sua irmã que veio com o livreto, foi o carro do seu cunhado ...
Abraço,
Sergio
(Não posso vender a minha casa em Osasco pois comunicar falso endereço é crime...)
Postar um comentário