domingo, março 01, 2009

Mas, Afinal, Sobre o Que É Este Blog?

Fui um dos sorteados na Promoção de Aniversário da Tecnofagia, e ganhei a publicação de um banner por um mês.


A preparação deste banner me levou a divagar sobre o que as pessoas encontram aqui: o que eu escrevo, como escrevo, etc.

Antes de Mais Nada...

Este é um espaço pessoal. Acimo de tudo, que escrevo o que eu quero escrever :)

Alguns blogs são bem focados em um tema, este não é o caso do DQSoft. Existem várias percepções sobre o que é um blog, tanto em termos de formato como de conteúdo; não me sinto preso a nenhuma delas.

O Formato dos Posts

Minha preferência é por posts de tamanho médio a longo, que contenham alguma contribuição minha. Somente muito ocasionalmente publico um post que contém apenas um link para um conteúdo alheio. Frequentemente me aventuro a falar sobre um assunto mais longo, que eu quebro em uma série de posts.

Muitos dos meus posts são baseados em experiências pessoais minhas, atuais ou antigas. Alguns posts são resultado de algo que aconteceu ou algo que li recentemente. De vez em quando me arrisco a escrever sobre algo que eu não conhecia. Em todos os casos (principalmente neste último) é comum eu fazer alguma pesquisa a respeito.

O Ritmo de Publicação

Varia bastante conforme o que acontece no meu trabalho e na minha vida pessoal. Neste último ano eu consegui aumentar a quantidade e a regularidade dos posts, particularmente depois que entrei para o Clube das 07:00.

Os Assuntos

A lista de categorias aí no lado dá uma idéia sobre o que escrevo.

O meu tema predileto é Programação, algo que pratico desde um pouco antes de ter acesso a um computador (cerca de três décadas atrás). Eu costumo falar sobre Engenharia de Software e Conceitos e Algorítmos Básicos. Ocasionalmente menciono alguma técnica específica em alguma linguagem.

Sou Engenheiro Eletrônico por formação, embora nunca tenha projetado Hardware profissionalmente. De vez em quando comento sobre um Processador que me interessou. As minhas atividades como hobbista tem envolvido principalmente Microcontroladores e existem aqui vários posts a respeito (e outros em preparação).

Sou viciado em leitura, e frequentemente coloco resenhas dos Livros que eu li, técnicos ou não. De vez em quando comento também um pouco sobre Música, DVDs e Histórias em Quadrinhos.

Não deixo de ser um usuário de softwares e hardwares, e as minhas experiências são relatadas aqui em Ferramentas, Acessórios e Vida Digital.

Estou envolvido principalmente com tecnologias da Microsoft, mas muito que falo sobre programação é independente de sistema operacional.

Escrevo um pouco sobre Jogos (por enquanto ainda nada sobre programação de jogos) mas reconheço que os meus gostos não são mainstream.

Algumas coisas antigas aparecem às vezes por aqui, mais por curiosidade que por relevância.

Como última categoria a descatar, de vez em quando escrevo sobre o próprio Blog. Como agora.

3 comentários:

wmoecke disse...

Daniel, posso dizer uma coisa aqui? Acho que faltou você colocar umas pitadinha de nostalgia (igual àquele papo que deixamos lá atrás, no outro dia, falando sobre os "bons tempos"...

Lembra que você prometeu falar mais sobre isso? Olha, tá escrito lá... ;-P

(Eu cobro mesmo... rsss)

Conta um pouco da sua história pra gente, vai...! Nostalgia é uma das coisas que mais me atrai conversar a respeito.

Um abraço!

wmoecke disse...

A propósito, gostei bastante da foto do Apple ][ (parece ser um TK3000 da Microdigital, eu tinha um...) no seu banner...

Daniel Quadros disse...

Werner,

1) Sim é verdade, tem muita coisa antiga que vale à pena lembrar.

2)A foto é realmente do TK3000, veio deste post antigo. Aliás o Apple ][ é um assunto muito interessante para lembrar.

Abraço,

Daniel