sábado, julho 12, 2008

Entrando para o Clube das 07:00

Aproveitei a retomada do blog para fazer algumas alterações no layout e na forma de postar.

O Clube das 07:00

Desconfio que ninguém reparou que os meus posts recentes foram todos exatamente às 7 da manhã.

Até recentemente o meu micro de casa não estava ligado à internet. Por este motivo, normalmente eu preparava o post off-line em casa e publicava na manhã seguinte, do trabalho. A partir do momento em que coloquei acesso à internet no micro de casa, a tendência passou a ser postar de noite ou no fim de semana. Entretando, eu prefiro ver post publicados no começo do dia.

Felizmente o Blogger possui agora um recurso de agendar a publicação, o que me permitiu entrar no que o Raymond Chen chama de Clube das 07:00.

Como vantagem psicológica adicional, eu posso ir acumulando posts antecipados e diminuir a pressão de manter um fluxo constante de publicação.

Feed Truncado

O feed do blog é gerado automaticamente pelo Blogger, que infelizmente tem somente duas opções: completo ou muito curto. Resolvi experimentar um pouco o feed muito curto, ele reduz a carga dos agregadores de feed e obriga os interessados a se exporem à experiência completa do blog.

Widgets

Falando na experiência completa, acrescentei dois widgets ao layout do blog.

O primeiro é a Lista de Blogs, um recurso do próprio Blogger. Por enquanto coloquei somente dois blogs, mais adiante pretendo expandir.

O segundo é a minha estante virtual no Shelfari.

Eu tinha pensado em acrescentar também o widget do Dilbert, mas o site oficial anda muito pesado e fiquei com medo que o meu blog ficasse muito lento para abrir.

2 comentários:

Anônimo disse...

Essa do clube das 07:00 é nova pra mim. Porém, quando não me esqueço, sempre agendo meus artigos no Wordpress para as 06:00 da manhã. Acredito que esse horário já seja suficiente para permitir quem acorda cedo demais (como eu) de ler um pouquinho antes de começar a trabalhar ou ir para o trabalho.

[]s

Guilherme Costa disse...

O ruim do feed truncado é que algumas empresas utilizam politicas fortes ao acesso a internet. Ai o Google Reader nao consegue fazer um trabalho completo! Tem muito site que consigo acompanhar apenas pelo reader, o site mesmo, tem bloqueio!

Como não dá para deixar as coisas liberadas, o bloqueio é forte!!

Quanto aos posts cedo pela manhã, eu acho uma ótima ideia! Assim tu acaba lendo coisas que tu vai compilando ao longo do dia!!


Grande abraço,
Guilherme Costa