quarta-feira, abril 23, 2008

Padre Adelir de Carli: Candidato a um Darwin Award?

Antes de mais nada, gostaria de esclarecer que torço para o padre Adelir de Carli ser encontrado são e salvo. Mas, se o pior acontecer, ficarei pensando se não é o caso de nominá-lo para um Darwin Award.

Para quem não conhece, os Darwin Awards são desprestigiosos prêmios dados a "pessoas que contribuem para a evolução da espécie humana se retirando do pool de genes". Em português claro, são pessoas que de uma forma estúpida se matam ou destroem a sua capacidade reprodutiva.

Pelo que leio nos jornais, o padre parece ser uma boa pessoa. Sua principal motivação para a aventura que pode ter resultado na sua morte era nobre: chamar a atenção para o trabalho comunitário do qual ele faz parte (Pastoral Rodoviária).

Por outro lado, alguns fatos relatados me levam a suspeitar de seu bom senso:
  • Tentar quebrar um recorde de 19 horas voando com balões de festa cheio de gás hélio.
  • Fazer isto com um mínimo de equipamentos de segurança (por exemplo, depender de um celular para se comunicar com a terra) e sem uma equipe de apoio (pelo que li até agora).
  • Insistir em partir com condições climáticas desfavoráveis
Não se pode dizer que ele seja totalmente irresponsável: estava usando um roupa térmica, capacete e tinha um paraquedas. Segundo alguns relatos (mas não todos) ele estaria sentado em uma cadeira flutuante.

Fico portanto em dúvida se ele se encaixaria nos requisitos para o prêmio. E torço para que se safe desta, o que certamente o desqualifica.

Nenhum comentário: