Mais um projeto da "Maratona de Projetos 2024" concluído. Neste caso é a conversão de um antigo rádio em formato em PC em uma simulação de micro antigo, usando a placa ESP32-2432S028*.
Montagem Mecânica
O primeiro passo deste projeto foi desmontar o rádio.
Em seguida, atacar o "monitor" com a Dremel para encaixar o display:
As placas adicionais, para a alimentação, ficaram no "desktop":
Montagem Elétrica
Para dar mais flexibilidade, resolvi usar uma bateria recarregável. Por isso as duas placas no "desktop": uma é a placa para carga da bateria e a outra um regulador "booster" para converter os 3,7V da bateria nos 5V que alimentam a placa ESP32-2432S028.
Curiosamente, o que deu mais trabalho foi aproveitar os dois LEDs usados no monitor. A ideia inicial era usar os I/Os do ESP32 para simular os LEDs de "ligado" e "acesso ao disco". Infelizmente, as opções de I/O nos conectores não são muito boas. O IO35 é apenas entrada, o IO21 é usado no display e o IO27 possui um pull-up. Sobrou apenas o IO22. É claro que parte disso eu descobri por tentativa e erro... No final um LED foi ligado ao +3.3 e o outro ao IO22 (ambos com um resistor de 220R para limitar a corrente).
Software
Neste momento eu resisti à tentação de adaptar algum tipo de emulador e fazer algo interativo. Eu parti da infraestrutura do exemplo RollingClock de https://github.com/witnessmenow/ESP32-Cheap-Yellow-Display (o que foi um exagero, acabei removendo a maior parte do código e usando apenas a biblioteca TFT_eSPI.
A primeira parte do demo é usar vários "prints" para simular um PC bootando. Depois disso eu simulo (de forma muito simplificada) o Space Invaders. Após algum tempo, recomeça tudo.
O resultado final pode ser visto em https://youtu.be/w07C3G8N5sI.
* Como esta placa não apareceu antes no blog??? Resumindo é uma placa com um ESP32 e um display colorido com resolução de 320x40. Esta placa conhecida como "Cheap Yellow Display" e facilmente encontrada nas bodegas chinesas. Tem alguns vídeos a respeito no meu canal no YouTube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário