terça-feira, setembro 17, 2024

Cinco Mini Placas com ESP32

Em uma compra impulsiva, nada menos que CINCO plaquinhas de tamanho reduzido, com vários modelos da linha ESP32. A compra foi feita na loja brasileira Curto Circuito, mas são placas chinesas que estão também à venda na AliExpress.

Como é costume com as placas chinesas, a documentação é meio escassa. Coloquei o que achei em https://github.com/dquadros/ChineseBoards, um repositório onde estou salvando informações sobre as diversas plaquinhas que compro.


Todas as placas usam conector USB-C e permitem comunicação WiFi. Exceto pela "S2 Mini", as placas suportam Bluetooth BLE (mas nenhuma suporta Bluetooth Clássico). Exceto pela "D1 Mini ESP32-C2" o conector USB está ligado à USB nativa do microcontrolador, tem botões de Reset e Boot, um LED ligado a um pino de GPIO e 4MB de Flash.

"Wemos" D1 Mini ESP32-C2

Apesar de ter "Wemos" no nome, está placa não foi projetada por esta empresa. É uma placa que segue as dimensões e conexões da placa ESP8266 D1 Mini da Wemos, substituindo o ESP8266 pelo ESP32-C2 (também comercializado como ESP8684).

Esta é a primeira placa que compro com o ESP32-C2, que é uma proposta da Espressif para substituir o ESP8266. Para reduzir o custo, ele é um RISC-V rodando a 120MHz e com "apenas" 272k de RAM e 2M de Flash (ver a tabela comparativa no final).

Ao contrário dos modelos ESP32 nas outras placas, o C2 não tem suporte a USB; a placa tem um conversor serial USB externo (CH340). A placa possui somente botão de Reset, o boot é comandado pelo CH340. Outra diferença com as outras placas é a ausência de um LED controlável pelo software.

Não rodei nada nesta placa ainda. O suporte ao C2 na IDE Arduino requer um passo de regerar as bibliotecas, o que a documentação diz ser não trivial. Provavelmente é mais simples usar direto o IDF.

Super Mini ESP32-C3

Esta é a menor e mais barata placa do lote, mostrando mais uma vez a adequação do C3 para projetos simples que envolvam WiFi ou BLE.

Já comentei por aqui o ESP32-C3, um modelo com processador RISC-V rodando a 160MHz.

Super Mini ESP32-C6

Um pouco maior que a irmã, esta placa usa o mais recente C6 (também já visto por aqui) que acrescenta suporte ao padrão IEEE 802.15.4, o que inclui os protocolos Zigbee e Thread.

S2 Mini

Esta placa usa fileiras duplas de pinos para fornecer acesso a um número grande de GPIOs sem alongar a placa, o que atrapalha o uso em protoboard. O ESP32-S2 não possui suporte a Bluetooth, mas tem USB OTG. Esta placa possui 2MB de PSRAM.

A placa que eu comprei é uma cópia de um projeto da Wemos.

ESP32-S3 Zero

O ESP32-S3 é o modelo mais poderoso nesta coleção, tendo dois núcleos LX7 rodando a 240MHz, Bluetooth e USB OTG. A placa possui 2MB de PSRAM. Esta placa é bastante compacta, mas isso limita a quantidade de pinos acessíveis.

Tabela Comparativa


Preços

A imagem abaixo mostra os preços que eu paguei. Lembre-se que os preços são bastante voláteis, principalmente aqui no Brasil.



Veredito

Considerando a relação custo x tamanho x performance, minha preferência é pela "ESP32-S3 Zero". É muito compacta, com o melhor microcontrolador (se você não precisa de Zigbee) e tem um preço intermediário.

A "Super Mini ESP32-C3" é uma opção ainda mais barata, se ela atender aos seus requisitos de desempenho.

As demais placas me decepcionaram em alguns quesitos. As placas "D1 Mini ESP32-C2"  e "Super Mini ESP32-C6) tem um preço um pouco acima do que esperava. A "S2 Mini", apesar do bom preço, tem as fileira duplas de pino que me desagradam.



Nenhum comentário: