quinta-feira, outubro 12, 2023

Projeto Concluído: Amplificador Bluetooth

 A ideia deste projeto vem de longe e no final do ano passado entrou na GLIP: juntar um módulo receptor de bluetooth com um pré-amplificador mono e um módulo amplificador de potência usando o TDA8932 (que você acha nos botecos que vendem módulos para Arduino e cia). E colocar tudo, junto com a fonte de alimentação, em alguma caixa. E, talvez, ligar isso na sobrevivente das minhas caixas acústicas "artesanais"  (se o woofer não estiver estourado).


O projeto foi iniciado no começo de abril, logo no início saiu fumaça (literalmente) do amplificador de potência. Provavelmente porque a minha fonte estava no limite da tensão de operação do amplificador. Com um novo transformador (com tensão de saída menor) e um novo amplificador de potência, consegui fazer uma montagem que funcionava, mas com um ronco desagradável.

A minha irmã forneceu uma caixa de MDF onde cabia tudo (mas apertado). A adaptação mecânica foi bem grosseira. A frente da caixa é grossa demais para os potenciômetros. Neste ponto o projeto ficou encostado por seis meses.

Agora em outubro resolvi retomar e a coisa andou rápido. Usando cabo blindado na conexão entre o módulo bluetooth e o pré amplificador o ronco sumiu (talvez tenha ajudado o fato de ter movido o potenciômetro de volume para a saída do pré, por motivos mecânicos).

Com um pouco de ignorância coube tudo na caixa. Para fixação, alguns parafusos, fita dupla face e cola quente. Profissa!


Uma pintura grosseira e uma tira de adesivo para disfarçar os furos dos potenciômetros e dei o projeto por acabado.

Para quem quiser alguns detalhes da montagem:

  • A fonte principal consiste em um transformador de 15V 2A, uma ponte retificadora TB1010 (1000V 10A) e um capacitor eletrolítico 2200uF 50V. A saída é 22 VDC, que alimenta o amplificador de potência e o pré-amplificador (que possui um 7812 para baixar os 22V para 12V).
  • Um módulo regulador ajustável com LM2596 baixa os 22V para os 5V necessários para o receptor bluetooth.
  • Para converter a saída estéreo do receptor bluetooth para mono, usei dois resistores de 470R.
  • O potenciômetro de volume é de 10K (logaritmo).
  • Na entrada de 110V tem um interruptor com lâmpada neon e um fusível (0,5A se a memória não falha).
Faltou fazer furos ou rasgos para ventilação. Operando com volume baixo não tive problema por enquanto.

Nenhum comentário: