domingo, julho 03, 2022

Resenha: USB Complete (4a edição)

Como parte dos meus estudos do RP2040 eu examinei a interface USB. Para conhecer melhor este padrão eu li este livro que tinha comprado já faz bastante tempo.


Como indicado na foto, eu li a quarta edição, já está disponível a quinta edição. A quarta edição foi escrita quando USB 3 era uma novidade.

USB é um padrão bastante complexo. Apesar do livro ser imenso, o "complete" no título é relativo. Nem sempre as descrições vão até os últimos detalhes e é só considera o Windows como sistema operacional no host.

Mas o livro cobre muito chão. Hardware e protocolos são descritos tanto no lado do device como do host. Temos também um pouco de material sobre drivers, porém sem grandes detalhes e somente para Windows. São apresentados alguns exemplos, em C#, de aplicações que interagem diretamente com dispositivos USB. O livro menciona alguns poucos microcontroladores e componentes que podem ser usados na implementação de dispositivos.

Veredito: Boa opção para quem quiser um livro que cubra os vários aspectos do USB, porém você vai precisar de outras fontes se quiser colocar em prática.

O livro provavelmente não vai agradar totalmente nenhum tipo de leitor. É longo e detalhista demais para quem quiser somente uma visão geral. Não tem detalhes suficientes para quem quiser implementar o hardware ou software de um dispositivo ou desenvolver um driver.


Nenhum comentário: