domingo, janeiro 09, 2022

Crítica: Sid Meier's Memoir!

Mais um livro de memórias de um desenvolvedor de jogos. Desta vez são as memórias de Sid Meier, mais conhecido por Civilization mas que trabalhou também em vários outros títulos de sucesso.


"Todo mundo" tem pelo menos uma história para contar sobre Civilization. Eu lembro de quando fui numa loja com minha esposa comprar um outro jogo e o gerente (primo da minha esposa) recomendou o Civilization. Acabei comprando os dois jogos (com a desculpa que Civilization seria para a minha esposa, acho que ela nunca nem olhou). Apesar dos gráficos não serem chamativos e eles não saberem inglês (na época) o jogo fez muito sucesso com a minha filha e mais tarde com o meu filho. Um dos meus cunhados também foi fã do jogo e ficou muito surpreso quando mostrei que dava para gerenciar internamente as cidades.

Mas o assunto aqui é o livro e não o jogo. Organizado (na maior parte) de forma cronológica, o livro conta um pouco sobre a vida de Meier e o desenvolvimento dos jogos, com uma pequena ênfase na filosofia de Meier sobre jogos.

Embora tenha muitas partes interessantes, confesso que fiquei um pouco decepcionado. Achei as informações sobre os jogos bem superficiais (alguns jogos listados no título dos capítulos nem são mencionados no texto). Mais frustrante foi sentir a falta da intensidade presente em outros livros que li (como o Prince of Persia: Making of, Masters of DoomNot All Fairy Tales Have Happy Endings). Não que Sid Meier não seja apaixonado por jogos e por desenvolvimento, apenas me pareceu que esta paixão não se transferiu adequadamente para o texto.

Veredito: Interessante mas não empolgante.


Nenhum comentário: