sexta-feira, janeiro 01, 2021

Resoluções de Ano Novo - Edição 2021

O ano de 2020 foi exatamente como eu esperava... #sqn. 2020 foi um imenso "plot twist" na vida de todos nós. Mas, tentando seguir com a tradição, vou rever as resoluções do ano passado e me arriscar com novas.

Resoluções do ano passado

Eu estava otimista de cumprir estas resoluções:

  • Praticar alguma atividade física: Meta de pelo menos uma caminhada com a cachorra por semana, de preferência duas. Suspendi por um tempo por causa da pandemia, mas retomei com a melhor compreensão sobre o contágio. Em algumas ocasiões fiquei próximo do dia sim / dia não. CUMPRIDA  (se descontarmos o período de pausa).
  • Levar até o final alguns projetos: Meta de pelo menos 4 projetos (um por trimestre). De grande só o ATmega Detonator... FALHOU.
  • Manter o ritmo de leitura: Repeti a meta de 36 livros, dos quais pelo menos 6 técnicos. Fácil (se bem que a maioria dos livros técnicos deram canseira). O melhor é que consegui dar uma boa variedade na leitura, embora tenham prevalecido os gibis. CUMPRIDA.
  • Fazer até o fim cursos on-line: Retomar os cursos que eu parei no meio. Nada feito, não só não retomei como comecei outros e só concluí um. FALHOU.
  • Retomar atividades no Garoa: Meta era tentar fazer duas ou três oficinas de solda ao longo do ano, ressuscitar a Noite do Arduino, nem que fosse uma vez por mês e participar de pelo menos dois eventos ao longo do ano (em 2019 eu fui um eremita). Sabia de nada o inocente. FALHOU.

Falando na Pandemia...

Tem sido um período muito estranho. Fui olhar nos meus emails e 16 de março foi quando comecei a trabalhar em "home office". Depois disso, menos de uma visita por mês ao escritório! A expectativa do retorno a algo mais próximo da "normalidade" foi se afastando.

Por coincidência, a quantidade de trabalho aumentou este ano. Apesar de, teoricamente, estar economizando em torno de duas horas de deslocamento por dia, não sobrou tanto tempo para novas atividades, entre o trabalho e a procrastinação. O ritmo de leitura caiu inicialmente, mas depois se recuperou. O período de sono também foi afetado, comecei a dormir mais tarde (e a minha cachorra pegou o costume de me acordar e ainda por cima resolveu adotar o horário de versão).

No lado familiar, algumas pressões adicionais. Filha e filho morando no exterior e esposa tendo que passar dias e noites cuidando da mãe geraram alguns momentos de ansiedade.

    Resoluções para 2021

    "Difícil ver, sempre em movimento o futuro está" (Yoda). É bastante incerto como será a retomada da vida em 2021 (nos perguntamos até se teremos uma retomada). Isto terá reflexos tanto na vida pessoal como profissional. Mas vou arriscar algumas previsões:

    • Dobrar a meta dos passeios:  dois passeios com a cachorra por semana, salvo se voltar ao trabalho presencial todos os dias (o que não está nos planos).
    • Manter o ritmo de leitura: repetir a meta de 36 livros, mas priorizar a leitura dos livros físicos e se desapegar dos que não interessa manter para referência.
    • Retomar os cursos on-line: vou insistir de novo.
    • Fazer pelo menos uma placa de circuito impresso: depois que eu fiz a primeira achei que ia virar rotina, mas por enquanto ela foi a única.
    • Insistir no projetos: concluir pelo menos 2 dos que estão no meio do caminho e fazer dois novos.

    Voltando a falar na pandemia, eu acho que 2021 será um ano de testar a paciência. Não teremos tantas surpresas quanto em 2020 e estaremos mirando a luz no fim do túnel. Só que esta luz estará longe e o progresso em direção a ela será lento.


    Um comentário:

    Lobo disse...

    Sim, por estes tempos tem acontecido coisas estranhas... mas vamos nos adaptando