domingo, janeiro 31, 2021

Resenha: Pirate Latitudes

 Este livro (físico) eu comprei muitos anos atrás para usar um vale-presente. Gosto da maioria do livros de  Michael Crichton (mas não todos) e o fato de ser um livro publicado postumamente me deixou com um pé atrás. Dai o livro ficar tomando pó na estante até eu começar este ano o meu "programa de desapego aos livros físicos" (onde pretendo priorizar a leitura dos livros físicos da minha fila e passá-los adiante).


O livro é uma aventura que se passa no Caribe, no século 17. No começo do livro fica evidente o tradicional esforço de pesquisa de Crichton, através de descrições detalhadas de como era a vida na época.  Estas descrições são às vezes um tanto cruas e podem não ser do agrado de todos. A história toda gira em torno do plano de capturar um navio espanhol contendo riquezas a serem remetidas do "novo mundo" para o rei da Espanha.

Ao longo do livro se sucedem várias situações típicas dos livros de aventura: a montagem de uma equipe com personagens exóticos (cada um com uma habilidade imprescindível para a empreitada), a captura pelo inimigo, um escalada sob condições adversas, luta com nativos canibais e até um "monstro marinho". Isto gerou muitas críticas e vi várias opiniões de que o livro não teria sido publicado porque Crichton não estaria satisfeito com ele e ainda pretendia fazer uma reescrita.

Para mim o que importa é que a leitura foi muito agradável. Logo me senti preso à narrativa, querendo saber o que ia acontecer em seguida.

Veredito: recomendado, se você procura uma leitura para se distrair. Você não vai pensar muito no livro depois que acabar de ler, mas vai conseguir se desligar da realizado enquanto estiver ocupado com ele.


Nenhum comentário: