domingo, junho 21, 2020

Resenha: Echoes of Honor (Honor Harrington #8)

Continuando a saga de Honor Harrington, chego ao oitavo volume. Ao final do volume anterior, Honor está ferida e escondida com seus companheiros em um sistema presídio, atrás das linhas inimigas. Este clifthanger foi a motivação para ler este livro, após uma certa falta de brilho em grande parte do livro anterior.



Estou lendo a série no formato e-book e desta vez me deparei com uma desvantagem deles: a falta de uma sensação física do tamanho. Eu o peguei para ler com expectativa de descansar um pouco após algumas leituras técnicas mais longas. E, após algum tempo achando que o meu ritmo de leitura, indicado pelo percentual lido, estava baixo, percebi que o livro é grande - 600 página na edição capa dura e mais de 700 no pocket book.

O problema para o leitor é o que gerou tantas páginas: exposição e construção de caracteres passageiros. Até a metade do livro são inúmeras passagens com diálogos ou monólogos com a finalidade de expor o funcionamento do universo onde a história se passa, as tecnologias envolvidas, a história e política das nações envolvidas, etc. Se, por um lado, devemos congratular David Weber por sua  habilidade e detalhismo ao criar o "Honorverse", por outro lado isto torna a leitura cansativa e impaciente. Na segunda metade isto diminui, mas no livro todo existe uma preocupação excessiva em caracterizar profundamente os personagens. Isto é particularmente chato no caso de personagens que não sobrevivem a mais de um capítulo.

A história está dividida em seis "livros", o que significa ficar por vários capítulos em um mesmo local, com uma visão parcial do que está acontecendo. Isto é irritante e frustrante quando o fim de um "livro" deixa as coisas no ar até o retorno aquele local, após uma centena de páginas.

O livro engrena mesmo quando as coisas estão correndo, principalmente nos trechos de ação. Eu diria até que as batalhas são mais emocionantes que nos volumes anteriores (exceto pela última batalha de Honor, mas a brevidade se encaixa na história).

Veredito: Mais uma vez, recomendado para quem está seguindo a série. Uma versão mais resumida seria um livro imperdível.

Nenhum comentário: