domingo, abril 12, 2020

Resenha: The ZX Spectrum ULA

Na busca de uma forma de produzir um computador pessoal de baixo custo nos anos 80, a Sinclair encontrou na ULA (Uncommited Logic Array) uma forma barata de colocar grande parte do circuito em um circuito integrado. Usada inicialmente no ZX81, a ULA foi a parte central no projeto seguinte, o ZX Spectrum. Neste livro Chris Smith revela os detalhes do funcionamento da ULA e o seu uso no ZX Spectrum.



A ULA, desenvolvida pela empresa inglesa Ferranti, foi uma das primeiras opções para o projeto de integrados semi-personalizados. Ela consistia em um conjunto fixo de componentes (basicamente transistores e resistes) que são interligados de forma personalizada em uma segunda etapa do processo de fabricação. Ou seja, do ponto de vista de quem usa a ULA o projeto consiste em definir a interligação dos componentes.

Chris apresenta detalhadamente o processo de fabricação dos componentes e os componentes disponíveis no vários modelos de ULA. Apesar do livro procurar ser acessível para o amador, algumas das explicações ficaram um pouco acima do meu entendimento (mas isso não comprometeu o entendimento do resto do livro).

A maior parte do livro é a descrição, parte por parte, de como a ULA foi usada para implementar as funcionalidades do ZX Spectrum. Devo admitir que o meu conhecimento deste micro é limitado, pois do ZX81 pulei para o Apple II, mas o livro descreve bem o seu funcionamento.

Os fãs do Spectrum vão gostar de ver o detalhamento das várias versões e a apresentação dos bugs e das características não documentadas.

Veredito: um livro bastante interessante, mas para um público restrito: entusiastas pelo ZX Spectrum ou por tecnologias antigas.

Nenhum comentário: