domingo, abril 05, 2020

(Mini) Resenha: Practical Internet of Things Security

O 's' em IOT é de segurança... a piada está batida mas continua válida. Neste livro, que eu peguei a primeira edição no free learning da Packt, Brian Russell e Drew Van Duren atacam este problema.



Os autores tem bastante experiência e conhecimento e cobrem bastante terreno: o que é IoT, vulnerabilidades e ataques,  desenvolvimento seguro, ciclo de vida da segurança em IoT, fundamentos da criptografia, gerenciamento de identidade e autorização, privacidade, complience, segurança na nuvem e resposta a incidentes.

A pegadinha? É um livro com tom bem acadêmico, que soa mais apropriado para gerentes do que para engenheiros. Não espere aprender muito sobre tecnologias nem detalhes de práticas de projeto. E alguns trechos soam como propagandas de produtos.

Em grande parte o livro trata de segurança para grandes empresas, com equipes dedicadas para cada parte do sistema e forte enfase em documentação e processos.

Veredito: Considerando o pouco material sobre o assunto, vale uma passada de olhos se você conseguir comprar em uma oferta. Mas vai exigir perseverança para ler inteiro e provavelmente você não vai aplicar diretamente o que aprender.

Nenhum comentário: