domingo, fevereiro 16, 2020

Crítica: Walt and Skeezix, Vol 7 (1933-1934)

Após uma longa espera, finalmente saiu mais um volume desta série que me cativou. E, após outra longa demora, vem a minha crítica.





O volume anterior (1931 a 1932), publicado em 2016, tinha me desapontado um pouco. Não tinha nenhuma trama ou mistério de longo prazo e os personagens secundários dos volumes anteriores praticamente desaparecem. Grande parte das tiras envolveram viagens com belos desenhos e pouca história. Às vezes me ficou a impressão de que uma ideia começou a ser desenvolvida mas foi abandonada. Aparecem poucos os retratos do dia-a-dia, que eram a magia dos volumes anteriores. Os melhores momentos foram as aventuras de Skeezix, que começa a dominar a tira.

Apesar disso, aguardei ansioso por este volume, que só saiu em 2019. Uma característica pioneira desta tira é que os personagens envelhecem. Ao mesmo tempo muda o contexto e foco das tramas. Skeezix é agora um adolescente e quase todas as histórias são sobre ele e seus amigos. Walt, como todo pai, tenta se mater próximo mas não consegue (e isto é algo com que consigo me identificar). Neste ponto da tira, piadas e tramas elaboradas são substituídas por pessoas e seus relacionamentos. E o resultado é bom.

Veredito: Recomendado, mas talvez não seja para qualquer um.

Nenhum comentário: