domingo, janeiro 19, 2020

Crítica: The Hitchhiker's Guide to Python

Mais um livro sobre Python, mas com uma pegada diferente. Não é um livro que pretende ensinar a linguagem, mas sim um guia para as melhores ferramentas e práticas (na opinião dos autores).


Obs: Li o e-book em inglês (comprado em uma promoção do Humble Bundle) mas a Novatec tem este livro em português (em formato físico e eletrônico) com o nome "O Guia do Mochileiro Python".

O livro se divide em três grandes partes: "Getting Started", "Getting Down to Business" e "Scenario Guide".

"Getting Started" é parte mais burocrática". Começa com a inevitável discussão Python 2 ou 3, fala um pouco sobre as várias implementações e distribuições da linguagem, ensina como instalar corretamente e dá sugestões sobre o ambiente de desenvolvimento.

A segunda parte ("Getting Down to Business") é a que mais me interessou por tratar das melhores práticas e como ser "pitônico". São três capítulos: "Writing Great Code", "Reading Great Code" e "Shipping Great Code". O primeiro é um guia legal para quem já aprendeu a linguagem mas não tem ideia de como estruturar os seus programas, principalmente no formato usado pelos gurus do Python. O segundo foi um pouco cansativo. O terceiro é importante para quem quiser distribuir uma aplicação ou módulo Python.

A terceira parte ("Scenario Guide") é aquela tradicional lista de sugestões bibliotecas que aparece em quase todo livro sobre Python. A lista é bem variada, as descrições são concisas e as bibliotecas estão agrupadas (de forma meio grosseira) em cenários. Eu imagino isto ser usando como referência: ao desenvolver uma aplicação você acha aqui algumas sugestões de biblioteca e aí vai na internet atrás de mais informações para fazer a escolha. Algumas bibliotecas são imensas em recursos e possivelmente você precisará ler um livro dedicado a ela para aprender a usar todos os seus recursos.

Veredito: recomendado como segundo livro a ler sobre o Python (o primeiro deve ser um que ensine a linguagem). Gostei do estilo do autor e "Writing Great Code" é fundamental para quem quer escrever (e ler) código "pitônico".

Nenhum comentário: