segunda-feira, dezembro 02, 2019

Quatorze Anos do Blog: Hora de Parar?

Foi no começo de dezembro de 2005 que eu escrevi o primeiro post deste blog. Ter um blog estava na moda. Desde o começo a temática era vaga, e nestes 14 anos teve um pouco de tudo. O ritmo dos posts foi crescendo, até atingir um pico de 180 por ano em 2009 e 2010. Daí até 2015 eu tentei ficar nos 100 posts por ano, mas depois a coisa descaiu.



Este ano eu tentei duas vezes manter um ritmo de pelo menos um post por semana (na verdade, um post técnico no meio da semana e uma resenha no fim de semana), mas não durou muito tempo. Faltou tempo e, principalmente, disposição.

Blogs são, em grande parte, coisas do passado. A moda é o vídeo blog. Eu tenho um canal no YouTube, originalmente com vídeos curtos (e silenciosos!) de apoio ao blog. Mais recentemente fiz alguns vídeos mais caprichados, mas não é exatamente a minha praia. Estranhamente, entre os vídeos mais vistos estão alguns bem toscos e curtos.

Salvo um link em algum veículo bem conhecido, a visitação ao DQSoft é relativamente baixa. Tenho alguns leitores tradicionais e a maioria dos acessos vem através dos mecanismos de busca.



O gráfico acima, comparado com a quantidade de posts por semana, mostra que a visitação aumenta quando se tem um bom ritmo, com pelo menos dois posts por semana. O que me deixa numa encruzilhada. Abandonar de vez, continuar com um ritmo incerto ou fazer um novo esforço para voltar aos 2 posts por semana toda semana, todos os meses? Não sei ainda.

Uma última curiosidade: considerando os dados do Statcounter (que conta as visitas desde 6 de outubro de 2006), talvez ano que vem eu atinga o total de 1 milhão de vistas de página. Nada como um número arbitrário redondo para motivar a gente!

4 comentários:

Rubem Almeida disse...

Teu blog tá adicionado no meu Feedly já tem uns anos, então sempre que tu posta algo, recebo uma notificação, daí dependendo do assunto eu venho. Então, força, continua aí! =)

Olicheski disse...

Eu gosto do blog, sempre com algumas dicas legais, livros interessantes, apesar de muitos em inglês. .. mas qual material de qualidade não está em inglês. .. enfim. .. esperando o próximo post.

Breno Augusto Cruz Faria disse...

Fala Daniel. Acho que acompanho o seu blog desde os primórdios! rs Gosto do conteúdo, gosto dos comentários e dos projetos. Imagino que deve ser muito difícil manter este ritmo de postagens, ainda mais com conteúdo de qualidade. Infelizmente temos pouco conteúdo de qualidade nesse formato hoje na internet. Espero que continue! Abraços.

Ateliê da Eletrônica disse...

Daniel, não desista de postar. Seus post´s técnicos são muito relevantes.