quarta-feira, dezembro 18, 2019

A Grande Lista de Ideias de Projetos ("GLIP")

Ao longo dos anos venho acumulando ideias de projetos. O problema é que a facilidade em me interessar por projetos é ordens de grandeza maior do que a minha capacidade em terminá-los. O resultado é a Grande Lista de Ideias de Projeto, cujo conteúdo atual  eu listo abaixo como sugestão para quem está procurando algo para fazer. Alguns estão só na forma de ideias vagas, outros tem as peças separadas e outros começaram a ser montados e acabaram encostados.

2016 foi quando eu passei a limpo a lista. Tem coisas muito mais antigas nela.


Alarme Decorativo (ideia): fazer algo interessante com o painel (meia dúzia de chaves e LEDs) de um alarme que estava instalado na casa quando eu mudei.

Alien Screamer (peças):  do livro "Make: Analog Synthsizers" e do site Music From Outer Space.

Atari Punk Sequencer (peças): esquema obtido em algum canto da internet...

AVR Detonator (ideia): este é de quando comecei a aprender Arduino. Um gravador de "alta tensão" capaz de recuperar fuses bagunçados de um ATmega e gravar o bootloader do Arduino com a pressão de um botão.

Disquetes Musicais (encostado): tem vários posts sobre isto aqui no blog. Falta terminar o software que le um arquivo MID e envia os comandos para acionamento dos drives de disquete.

Despertador com Rasp Pi (ideia): um substituto para o meu velho radio relógio, usando um Rasp Pi com display de 5". Algumas features seriam configuração de horário de despertar por dia da semana, apresentar previsão do tempo, funcionar também como porta retrato, opção de tocar música com função sleep.

Robo Trenzinho (peças): Transformar um trezinho tosco de MDF em um robô seguidor de linha.

Roda Gigante (peças): Colocar sensores e um motor de passo em uma roda gigante em MDF e usar controle remoto IR para selecionar qual cadeira é posicionada em baixo.

CPU TTL (peças): uma CPU montada com chips TTL... detalhes aqui.

Gerador de Sinais (encostado): montar em uma caixa um kit obsoleto da Sparkfun, junto com um ATmega+display para indicar nível e frequência do sinal gerado.

Garoa FM (encostado): o velho truque de transmitir FM com um Raspberry Pi. Falta uma forma amigável de selecionar as músicas (ver aqui).

MeArm: como muitos, comprei um kit e montei, preciso agora fazer algo útil com ele

Painel Micro: montar na carcaça de um drive de CD um display e um ATmega ligado a um micro via USB. Um software no micro conversa com ATmega para informar coisas como carga da CPU, memória livre, etc.

Display RF (peças): Usar um kit RF da Texas para apresentar em um display de pontos (construido com displays individuais 8x8) mensagens enviadas por um micro. Hoje em dia seria mais fácil usar um ESP8266 ou ESP32...

Theremin (encostado): circuito obtido aqui, eu cheguei até a soldar os primeiros componentes...

Polar Ploter (ideia): ver aqui.

Cosmac ELF II (encostado): um kit que eu ganhei no final dos anos 70. Montei só a placa principal.

Leitor Fita TK (ideia): usar um microcontrolador para fazer uma leitura inteligente das fitas K7 do TK82C para tentar ler as fitas antigas com o meu gravador pré-histórico.

Exemplos do livro "AVR Programming" (peças): projetos muito bons.

Epoch II (peças): fazer uma versão miniatura do EPOCH usando um ESP8266 e um display de 8 dígitos.

Micro CP/M 80 (encostado): o kit do RC2014 está montado, precisa projetar o gabinete para o kit mais display LCD.

KIM-1 (peças): montagem um dos primeiros kits de microcomputador, conforme descrito aqui.

Micro com FPGA (peças): conforme descrito aqui.

Monitor com display LCD 4x40 (peças/em montagem): para usar com o meu micro 6502.

Expansão de Ram para o TK82C (encostado):  montagem trivial mas não funcionou de primeira.

Adaptador Vídeo Composto para o TK82C (encostado): circuito montado em protoboard, resultado não foi bem o esperado.

ZX81 na protoboard (peças): Usando o circuito original do ZX81, mas com uma Ram estática 2Kx8 (ou 32Kx8) e uma emulação da ULA.


Nenhum comentário: