terça-feira, abril 11, 2017

Mais uma Memória Não Volátil: W27E512

Seguindo no estudo de memórias não voláteis, um post rápido sobre a memória W27E512 da Winbond.


Recordando

As memórias não voláteis que estou examinando são do tipo que normalmente são usadas para armazenar código. Elas podem ser lidas de forma rápida e sem procedimentos especiais. A escrita (programação) pode exigir procedimentos especiais e só permite alterar bits do valor "1" para o valor "0". Um procedimento especial de apagamento (quando disponível) permite retornar os bits para o valor "1".


A 27C512 é uma EProm clássica de 64 Kbytes. A escrita requer tensão e procedimento especiais e o apagamento é feito expondo o chip a luz ultravioleta (UV). Portanto a reprogramação é um procedimento incômodo, que requer retirar a memória do circuito e equipamentos especiais.

A 27C512R (que veio no meu kit RC2014) é uma memória de 64 Kbytes do tipo PROM: só pode ser programada (escrita) uma vez. Não é possível retornar os bits para o valor "1". Este modelo em particular nada mais é que uma 27C512 em um encapsulamento que não tem a janela pela qual é feita a exposição ao UV. É o tipo de componente que é interessante quando o código que vai ser gravado está bem estável e queremos reduzir o custo.


A 28C64 é uma memória de 8 KBytes do tipo EEProm: o apagamento é feito eletricamente dispensando a luz ultravioleta. Além disso, ela permite (de maneira fácil) alterar um único byte sem afetar os demais. Os modelos que eu examinei tem a vantagem adicional de permitirem tanto a escrita como o apagamento com a alimentação normal de 5V, o que facilita a regravação sem retirar a memória do circuito. Por outro lado, isto exige alguns cuidados adicionais para evitar a escrita ou apagamento acidental.

A 27E512

A 27E512 é um meio caminho entre a 27C512 e a 28C64. Como a 27C512, requer procedimentos especiais de escrita e apagamento e o apagamento é sempre de toda a memória. Entretanto, ao invés de UV é usada uma tensão especial para o apagamento.

No caso da W27E512, a escrita requer uma tensão de 12V e o apagamento uma tensão de 14V. Embora não seja prático regravar sem retirar do circuito, gravação e apagamento podem ser feitos com um único equipamento. O apagamento em si é mais simples e rápido que expor a luz UV.


No meu teste usei o programador TL866, que funcionou sem problemas ou surpresas.

Se não estou enganado, a W27E512 é um daqueles componentes obsoletos que a gente encontra fácil no eBay, AliExpress e cia.



Nenhum comentário: