sábado, novembro 05, 2016

Crítica: Mais Dois Livros do Nero Wolfe - The Black Mountain e Curtains For Three

Aos poucos vou concluindo os 47 livros que contem as 33 novelas e 39 estórias curtas escritas por  Rex Stout com o personagem Nero Wolfe. Desta vez eu me deliciei com dois deles consecutivamente.



Já falei sobre Nero Wolfe várias vezes aqui no blog. Resumindo, ele é "apenas um gênio" (palavras dele), que aprecia sossego, orquídeas, boa comida e bons livros. Para manter esta vida (e seu "um sétimo de tonelada"), resolve crimes. Como tem por regra não sair de casa a negócios, conta com a ajuda de Archie Goodwin, um detetive mais tradicional (no estilo americano).

The Black Montain

Esta história se passa em condições bem diferentes da maioria das demais. Motivado pelo assassinato do seu mais antigo amigo e pelo envolvimento da sua filha adotiva, Wolfe vai para a sua terra natal, Montenegro. Com Wolfe tendo que realizar grandes esforços físicos e Archie não sabendo a língua natal, a dinâmica entre os dois sofre algumas mudanças. É também uma história com mais ação que o habitual.

Curtains For Three

Este livro segue um formato mais tradicional, com três histórias curtas onde a maioria da ação se passa na casa de Wolfe. The Gun With Wings é um "whodunit" pefeito. O raciocínio de Wolfe gira em torno da misteriosa mudança de posição do revolver de um aparente suicídio e o leitor possui todas as pistas necessárias para deduzir o motivo e o método do crime. Bullet for One é a mais fraca das três histórias, mas mesmo assim agradável. Disguise for Murder fecha o livro com o inimaginável: um assassinato é cometido dentro da casa de Nero Wolfe. Ao permitir que um clube de jardinagem visite o seu orquidário, uma pequena multidão adentra a mansão, criando uma profusão de suspeitos. O raciocínio de Wolfe lhe permite deduzir o culpado e montar uma armadilha para capturá-lo.

Veredito

Recomendados.

Nenhum comentário: