terça-feira, maio 24, 2016

(Mini) Avaliação: Raspberry Pi 3 Modelo B

Finalmente coloquei as mãos nesta terceira geração do Raspberry Pi. Hora da mini avaliação, como fiz com o Raberry Pi 2 e com o B+.




O Que Mudou?


Até o momento as mudanças de geração do Raspberry correspondem a uma mudança no processador. Sai o BCM2836 e entra o BCM2837, um ARM Cotex-A56 quad core de 64bits (por enquanto o Raspbian suporta apenas a operação a 32bits). O clock subiu novamente, de 900MHz para 1.2GHz. Os benchmarks mostram ganhos de 10 a 60% em velocidade, em relação ao Raspberry Pi 2.

Memória (1G) e conectores continuam os mesmos, com a pequena mudança que para retirar o cartão micro SD agora basta puxá-lo (antes era preciso empurrá-lo para ele saltar para a frente).

A outra grande mudança é a inclusão de WiFi e Bluetooth. O primeiro facilita a conexão a redes e dispensa os dongles que ocupam um conector USB e são muitas vezes temperamentais. O segundo facilita uma série de aplicações interessantes.

Primeiros Testes

O NOOBS está atualizado para o Raspberry 3, portanto o processo para instalar o sistema é o mesmo para todas as gerações. A configuração do WiFi no desktop foi até sem graça: escolher o roteador em uma lista e digitar a senha.


Meu teste tradicional é rodar um jogo como Dosbox. Wolf3D funcionou tranquilo e resolvi arriscar com o Wing Commander I, um jogo que exigia bastante dos PCs quando lançado. Copiei a versão comprada no GOG, dei uma editada básica no dosbox.conf (como descrito aqui) e ... funcionou! Abaixo algumas fotos da proeza.


Veredito

Recomendado.

A cada semana é anunciado um novo "Raspberry-killer", mas o Raspberry Pi 3 segue firme e forte, sendo uma placa confiável, suportada por uma vibrante comunidade e mantendo o preço de US$35 apesar das importantes melhorias. Talvez você consiga um melhor desempenho com alguma das outras placas, mas acho difícil você se arrepender se comprar um Raspberry Pi 3.



Um comentário:

Fernando Di Ramos disse...

Muito obrigado pelo review, estou interessado em conhecer a plataforma através desta versão.

abraços