quinta-feira, março 03, 2016

Lanterna com Anel de LEDs RGB - Hw

Por coincidência, na mesma época que comecei a mexer com LEDs RGB "endereçáveis" e comprei um anel de LEDs, sai um artigo na revista Make com uma aplicação interessante. Uma lanterna antiga foi adaptada para usar um anel de LED e um microcontrolador, permitindo uma série de efeitos.

Neste post e nos seguintes vou falar na minha adaptação para criar um presente de Natal para um sobrinho. Serão três posts, este sobre o hardware, o seguinte sobre a montagem e o último sobre o firmware.



O projeto na Make usa um Arduino (modelo Pro Mini) como "cérebro", uma chave giratória para selecionar um dentre 10 efeitos e três potenciômetros para escolher a cor (tom, saturação e intensidade). Eu preferi simplificar um pouco e usar um ATtiny44 e dois potenciômetros (um para seleção do efeito e outro para seleção da cor).

Como vimos no post anterior, os tempos envolvidos no controle dos LEDs são curtos. Por este motivo resolvi usar um cristal de 20MHz (o máximo suportado pelo ATtiny). Isto requer alimentação de pelo menos 4,5V.

O Anel de LEDs requer um único sinal de controle (uma saída digital no ATtiny), no caso o pino PA0. Os potenciômetros precisam ser ligados a entradas analógicas, no caso ADC1 (cor) e ADC2 (modo). Um LED controlado pelo software é sempre útil para debug, coloquei no pino PA3.

A carga do software é feita através de um gravador externo (o USBtiny que eu montei anos atrás). O gravador precisa ser conectado aos sinais MISO, MOSI, SCK, Reset, GND e Vcc.

Por último temos um resistor de pull-up no Reset e as conexões do ATtiny à alimentação. O esquema do hardware ficou assim:


No próximo post veremos como este circuito foi montado e como eu resolvi a questão da alimentação.

14/08/2016: Corrigido erro no esquema

Nenhum comentário: