segunda-feira, março 28, 2016

Dia do Arduino, do Genuino ou do Genérico?

O Arduino Day é um evento mundial criado em 2014 para celebrar os então dez anos da plataforma. A partir daí o evento tornou-se anual e este ano vai ser no próximo sábado, 2 de abril. Os interessados podem cadastrar o seu evento  no site https://day.arduino.cc. Só que este ano tem um detalhe: para figurar no site os eventos fora dos EUA só podem ser chamados de Genuino Day.


O evento, portanto, tornou-se mais um palco para a briga entre a Arduino LLC e a Arduino SRL. Para quem não está a par desta novela, a Arduino LLC é a empresa onde o Arduino foi inicialmente gestado. Um dos sócios da LLC criou a empresa Smart Projects para ser a responsável pela fabricação das placas. Desde o começo a plataforma se posicionou como open hardware, disponibilizando toda a documentação e permitindo o uso e replicação do projeto sem custos, inclusive com fins lucrativos. A única restrição é o nome Arduino que só poderia ser usado mediante licenciamento.

O plataforma foi (e ainda é) um imenso sucesso e muitos aproveitaram e abusaram da abertura do projeto. Algumas empresas licenciaram o nome Arduino e projetaram variantes. Outras preferiram dar nomes próprios a suas cópias ou variantes. E outras partiram para a fabricação de produtos falsos, copiando nomes e logotipos sem autorização.  Com tudo isto, a Smart Projects viu suas perspectivas de venda serem reduzidas e os sócios da LLC divergiram quanto ao futura da fabricação (aqui a versão do CEO da SRL). A Smart Projects mudou o seu nome para Arduino SRL e registrou a marca Arduino na Itália (sem o conhecimento dos demais sócios). A LLC se considerou traída, registrou a marca Arduino nos EUA e passou a fabricar as placas lá. A batalha jurídica ainda está rolando, mas a LLC passou a adotar a marca Genuino para o "resto do mundo" (isto é, fora dos EUA). De um modo geral a "comunidade" (não gosto muito desta palavra) acompanha atônita a briga, continua usando a alcunha Arduino e ignora o nome Genuino.

Pessoalmente, eu gosto das ideias em torno do Arduino, independente das empresas e produtos. É isto o que acho que deve ser celebrado no próximo dia 2. Já comentei aqui no blog um par das várias placas nacionais derivadas do Arduino e acho totalmente válido a comercialização de placas "genéricas" (claramente especificadas como tal) como forma de tornar a plataforma economicamente mais acessível.

Entre os vários eventos na cidade de São Paulo vai ter o do Garoa Hacker Clube, que promete ser "anárquico, bagunçado, é só chegar chegando sem se inscrever em nenhum lugar,  com caroço de azeitona no chão e vaquinha para pedir pizza" ,

Um comentário:

Caixa MDF disse...


Parabens pela estrutura e conteúdo de seu site
Abrass Renato

Caixa MDF