Durante muito tempo eu guardei uma bandejinha de isopor para fazer a montagem da forma indicada no blog do Pedro. Depois tive a ideia de imprimir em 3D uma estrutura para a fixação dos LEDs, tanto durante a soldagem como na montagem final. A estrutura foi desenhada no OpenSCAD e impressa na Esponja do Mar.
A montagem dos planos é um simples exercício de paciência. O truque principal (que eu aprendi aqui) consiste em colocar os LEDs com os terminais alinhados diagonalmente. O terminal mais longo será usado para conectar ao plano anterior e é mantido reto, o outro terminal é dobrado para conectar com o terminal mais curto do LED ao lado. O vídeo abaixo mostra a montagem de um plano:
A etapa que eu temia era o empilhamento dos planos (o que não deu bom resultado no cubo 3x3x3). A estrutura vertical ajudou bastante em deixar alinhado e com espaçamento correto, mas o mais importante foi inclinar os pinos para conseguir encaixar o plano seguinte. Eu usei cola quente para prender os planos em dois suportes verticais, no primeiro plano isto foi fundamental. Eu usei os outros suportes para conferir a distância mas só colei no fim para não dificultar o acesso para soldagem.
Os terminais do último plano foram soldados em uma placa padrão do tipo ilha, onde será montado o resto do circuito. Precisei de várias tentativas até conseguir encaixar o cubo na placa, o truque foi inclinar para encaixar quatro terminais de cada vez, mas foi bastante frustrante até ter sucesso.
No próximo post vamos ver a montagem do resto do circuito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário