quinta-feira, março 26, 2015

RS485 - Transceiver SN75176

O circuito integrado SN75176 é um transceiver para comunicação no padrão RS-485. É um componente antigo; componentes mais modernos possuem mais proteções, tem menor consumo e melhor desempenho, porém o SN75176 é facilmente encontrável a um baixo custo.





O SN75176 requer alimentação de 5V e relativamente pouco exigente quanto aos níveis lógicos de entrada (qualquer tensão abaixo de 0.8V é considerada nível baixo e qualquer tensão acima de 2V é considerada nível alto). Ele contém um transmissor (driver) e um receptor (receiver), com habilitação (enable) separada. Para montagem de uma interface full-duplex são necessários dois CIs.

A versão SN75176A opera com taxas até 5Mbps, a versão SN75176B suporta até 10Mbps. Nos meus testes usei o SN75176BP, que é a versão B no encapsulamento DIP com oito pinos:

O diagrama lógico é:

Os pinos A e B devem ser ligados ao barramento RS-485.

No lado do transmissor, temos as entradas DE e D. DE é o sinal de habilitação, se estiver em nível baixo os pinos A e B ficam com alta impedância (isto é, o integrado não afeta o sinal presente no barramento). Com DE em nível alto, o sinal D controla o barramento.

O receptor também possui uma entrada de habilitação, o RE, porém ela é ativa em nível baixo. Quando RE estiver em nível alto a saída R fica com alta impedância. Para ocorrer a recepção o sinal RE deve estar com nível baixo; nesta condição R corresponde ao sinal no barramento.Atenção que, se RE estiver em nível baixo durante uma transmissão, o receptor escutará o que está sendo transmitido (é o chamado "eco").

O fato dos sinais de habilitação serem invertidos permite ligar os dois em conjunto, passando a operar como um sinal de controle de direção do transceiver.

Na última parte veremos um exemplo simples de uso do SN75176 em conjunto com o Arduino.

Um comentário:

hugo.soares disse...

Utilizamos bastante estes integrados entre placas de comando microcontroladas para elevadores .

somos a Tbrio Elevadores / RJ