domingo, março 22, 2015

Crítica: Practical Electronics - Components and Technics

Practical Electronics: Components and Technics é um livro da O'Reilly que tem como objetivo "ser uma referência de alguns dos aspectos mais misteriosos (e mundanos), mas essenciais, da eletrônica". Eu adquiri este livro na modalidade "Early Release" (onde o ebook é disponibilizado durante a sua escrita, com direito a atualizações gratuitas); a versão completa acaba de ser lançada.


Practical Electronics é um livro incomum. Em primeiro lugar, pela larga abrangência. No segundo capítulo ele está falando em porcas, parafusos e colas, no capítulo 11 fala de microcontroladores e no capítulo 14 de USB, Ethernet, Bluetooth e WiFi.

Esta abrangência tem um custo: a profundidade. Vários destes assuntos merecem sozinhos um livro, portanto não é de estranhar que mesmo com 560 páginas muita coisa seja vista de forma superficial, comprometendo às vezes o objetivo de permitir "escolhas fundamentadas". A profundidade da abordagem varia bastante de assunto para assunto. Algumas vezes achei que o autor se alongava demais em assuntos supérfluos e em outro apenas mencionava assuntos importantes.

Um outro ponto que não me pareceu claro é qual o "público alvo" do livro. Alguns trechos estão escritos para hobistas inexperientes e outros para pessoas querendo produzir em massa seus projetos.

Comentários rápidos sobre os vários capítulos:
  • Electrons in Motion cobre o básico sobre eletricidade, lei de Ohm e resistência.
  • Fastners and Adhesives fala de parafusos, porcas e colas.
  • Tools discorre sobre uma gama muito grande de ferramentas, da chave de parafuso ao microscópio.
  • Tools Techniques completa os dois capítulos anteriores com técnicas práticas.
  • Power Sources fala sobre baterias, fontes de alimentação (como caixas pretas) e fusíveis.
  • Switches trata dos mais diversos tipos de chaves e botões.
  • Connectors and Wiring é sobre fios e conectores.
  • Passive Components se refere a resistores, capacitores, indutores e transformadores.
  • Active Components aborda datashhets, encapsulamentos, diodos, transistores e circuitos integrados.
  • Relays é sobre relês (e me pareceu meio deslocado neste ponto)
  • Logic começa falando sobre lógica booleana e retoma os circuitos integrados com as séries 4000 e 7400 e microcontroladores. Tudo de forma bem superficial.
  • Discrete Control Interfaces é sobre a ligação de um sinal lógico entre dois dispositivos. Um capítulo muito interessante.
  • Analog Interfaces é sobre a conversão entre analógico e digital (ADC e DAC).
  • Data Communication Interfaces tenta cobrir todo tipo de interface serial. A parte inicial (SPI, I2C, RS232, RS485e USB) me pareceu ter um bom nível de profundidade. Já a parte final (Ethernet e comunicação sem fio) me pareceu superficial a ponto de ser quase inútil.
  • Printed Circuit Boards é sobre o projeto e confecção de placas de circuito impresso. Sobre layout o livro mostra os passos para o uso de um software de layout. A curta parte sobre fabricação não contém nada útil (não entendi o porque não falar pelo menos um pouco sobre a fabricação artesanal, assunto interessante para os hobbistas). Por último algumas recomendações interessantes.
  • Packaging fala sobre gabinetes e caixas. A enfase parece mais em listar as várias opções do que abordar aspectos práticos de montagem.
  • Test Equipament é sobre instrumentos como multímetros, osciloscópios e geradores de sinal.
Muitos destes capítulos enfocam em detalhes os aspectos físicos dos componentes, com listas e tabelas  de padrões e medidas. O que eles não contém é uma apresentação teórica profunda ou exemplos de circuitos.

Ao final do último capítulo você terá lido apenas 75% do livro. O restante são os apêndices e o índice. Particularmente importante é o longo Apêndice A, que apresenta os conceitos teóricos básicos da eletrônica. O Apêndice B é sobre os símbolos usados nos esquemas, o Apêndice C contém uma bibliografia básica, o Apêndice D uma listagem de links úteis e o Apêndice E listas de componentes que o autor considera interessantes.

Veredito

Recomendado, mas com algumas restrições.

Practical Electronics aborda vários assuntos que não se costuma encontrar nos livros sobre eletrônica (principalmente nos focados em teoria). Mesmo pessoas experientes encontraram informações valiosas. Entretanto, o livro peca em alguns aspectos:
  • A abrangência exagerada nos assuntos resulta em alguns trechos descartáveis (como a parte final do capítulo sobre comunicação serial) e na falta de detalhes importantes em outros.
  • Da mesma forma, a tentativa de atingir leitores com níveis e objetivos variados leva a uma variação muito grande no estilo das explicações.
  • Eu acho que o texto no Apêndice A seria mais útil se colocado diretamente nos respectivos capítulos.
 Dois lembretes finais: a O'Reilly comercializa os eBooks sem DRM (e com direito a download em vários formatos)  e faz com frequência promoções com descontos de até 50%.

Nenhum comentário: