The Gamers
É o primeiro filme, produzido em 2002 com "forte restrições orçamentárias". Com 48 minutos (na versão do diretor), mostra uma sessão de RPG numa noite de sexta feira. O filme alterna entre a visão dos jogadores e a visão dos personagens. Seguindo (quase) à risca as regras do jogo, temos cenas bizarras causadas por um rolar feliz ou infeliz dos dados e do sistema de penalidades e bônus. Não satisfeito em roubar a bolsa e a faca de um personagem secundário (um NPC), o ladrão do grupo se exibe roubando-lhe... as calças! E que tal um ataque sorrateiro com uma ballista? E não esqueçamos de Mark, o personagem cujo jogador está ausente durante quase todo o jogo. E para encerrar, que tal um final surreal?
Os jogadores |
Os personagens |
The Gamers: Dorkness Rising
Lançado em 2008, é uma produção um pouco mais caprichada, com 105 minutos de duração. Não é exatamente um continuação, pois o único personagem comum é o Mark (que aparece rapidamente e se refere aos acontecimento do filme anterior como "o incidente").
A história é também mais elaborada. Lodge está tentando escrever uma campanha de RPG, mas está tendo dificuldades ao testá-la com o seu grupo de amigos. Após mais um final forçado pela morte de todo o grupo, decidem incluir mais pessoas no grupo. A única que conseguem convencer a participar é a ex-namorada de um deles (Joanna), e Lodge se divide entre ser o Game Master e um dos jogadores (com o intento de dirigir o jogo para o final). Os outros jogadores, entretanto, não estão a fim de facilitar e selecionam personagens pouco convencionais. O personagem de Gary é uma feiticeira e, dependendo da circunstâncias, é representado no filme por uma mulher ou pelo Gary com uma ridícula peruca loira. Piadas à parte (e não são poucas), cada um dos jogadores representa uma filosofia de jogo.
Nosso grupo de herois, prestes a enfrentar sua primeira luta |
Conseguirão os nossos heróis completar a aventura? Irá rolar um romance entre Lodge e Joanna? Você conseguirá ver sem molhar as calças?
The Gamers: Hands of Fate
Lançado em 2013, após um financiamento via Kickstarter, é o mais sofisticado dos filmes e tem uma duração de 125 minutos.
Apesar de começar como se fosse uma continuação do filme anterior, ele dá uma guinada e se concentra em apenas um dos personagens (Cass) e trata de CCG (Collectible Card Game) ao invés de RPG. Ao contrário dos filmes anteriores, a maior parte da ação está nos jogadores e não nos personagens. É um pouco mais escasso em piadas, mas é uma eloquente afirmação das virtudes dos CCG.
A batalha final |
O jogo apresentado era fictício, porém acabou sendo fabricado como parte das recompensas do Kickstarter.
The Gamers: Humans and Households
Também de 2013 e composto de três episódios curtos (totalizando 29 minutos), este filme inverte a situação: quatro heróis de um mundo de fantasia tentam completar um jogo onde são pessoas "normais" no nosso mundo (um atleta, uma enfermeira, um ativista e uma geek). Não há muita história, apenas gags encadeadas. O mais hilário de todos. Fraldas são recomendadas!
O primeiro desafio: atravessar a rua |
The Gamers: Natural One
O terceiro filme de 2013, também totalizando 29 minutos. O jogo é um RPG, mas com cenário de ficção científica cyberpunk. Não é tão brilhante ou hilário quanto os demais, mas tem os seus momentos. Mesmo com uma história mais fraca (rapaz precisa provar que é gamer bastante para se casar com a mocinha) e um final abrupto, é bem divertido.
O nosso herói assumindo naturalmente a liderança do grupo |
Recomendados.
Mesmo não sendo um praticante de RPG ou CCG, deu para pegar bem as piadas (provavelmente várias devem ter me escapado). As atuações são muito boas e os efeitos especiais simples caem como uma luva.
Os filmes podem ser adquiridos para download no site dos produtores ou no gog.com, entre outros locais. Fique de olho nas promoções; eu comprei a série completa com um bom desconto.
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