domingo, novembro 09, 2014

Crítica: Make an Arduino-Controlled Robot

Robôs e Arduino tem tudo a ver, certo? Ele livro de Michael Margulis, publicado pela Make / O'Reilly, se propõe a mostrar o caminho.



Com certa de 240 páginas, "Make an Arduino Controlled Robot" é um livro voltado para iniciantes ou com conhecimento intermediário do assunto.


Hardware

O livro apresenta projetos para duas plataformas, uma com dois motores (tração nas duas rodas traseiras) e outra com quatro motores (tração nas quatro rodas). Estas plataformas são baseadas em kits específicos.

O livro assume que será usado um Arduino Uno ou Leonardo com o shield AFMotor para controle dos motores. O código está estruturado de forma a facilitar a adaptação para outros shields, mas não entra nos detalhes do hardware de controle dos motores.

Na parte de sensores, os projetos do uso usam sensores IR de reflexão e um sensor ultrassônico de distância. 

Portanto, não espere aprender sobre a montagem de robôs, tanto do ponto de vista mecânico como eletrônico, além de instruções sucintas de montagem dos kits.

Software

O livro possui um capítulo curto dedicado a apresentar a plataforma Arduino, com destaque à instalação da IDE e de bibliotecas e a operação básica da IDE. É assumido que o leitor consiga ler código C e tenha um conhecimento básico das funções do Arduino. A interface com o hardware é feita através de bibliotecas, que são tratadas como "caixas pretas".

A "substância" do livro são o código de mais alto nível para obter determinados comportamentos dos robôs. O livro aborda:
  • O controle de velocidade e direção.
  • Movimento autônomo: seguidor de linha, detecção de borda, detecção de obstáculos.
  • Controle remoto através de um controle IR.

Veredito

Eu acho que este livro só é interessante em dois casos:
  • Você sabe pouco sobre o assunto, mas tem acesso aos kits mencionados. Seguindo as instruções do livro você conseguirá rapidamente ter um robô funcionando e alguma direção para começar a fazer experiências e entender como as coisas funcionam nos níveis mais baixos.
  • Você já tem alguma experiência com Arduino e motores, mas não tem ideia de por onde começar a estruturar o seu código de controle. Neste caso você poderá partir da estrutura dos exemplos e quebrar a cabeça com a parte mecânica e os níveis mais baixos.

Dica: Se você for comprar o eBook na O'Reilley, aguarde uma promoção.

Nenhum comentário: