quinta-feira, agosto 21, 2014

Avaliação: BlackBoard

A "BlackBoard" é uma placa nacional compatível com Arduino comercializada pela RoboCore.


Compra e Entrega
A Loja Virtual da RoboCore é uma loja virtual tradicional. A loja possui uma boa quantidade de produtos interessantes. Não existem grandes dificuldades em navegar entre os produtos e realizar uma compra. Uma curiosidade é que é necessário se identificar (e portanto cadastrar na primeira vez) para poder colocar itens no carrinho. No momento, a BlackBoard está com o preço de R$69, inferior ao Arduino original.

O pagamento pode ser feito com cartões e boleto (via pagseguro) ou através do PayPal. As opções de entrega são Sedex, eSedex, PAC e retirar na loja (em São Caetano do Sul). Optei por eSedex, por ter um prazo de entrega bom e ser mais barato que Sedex.

Fiz a compra em uma segunda feira de manhã e recebi imediatamente a confirmação por email. No final da tarde do mesmo dia veio o aviso do envio, com o número de tracking no site dos Correios. Na terça à tarde os Correios fizeram a entrega aqui em São Paulo.

A Placa

A placa é compatível com o Arduino UNO R3 original, tanto do ponto de vista de programação como mecânico, mas tem algumas diferenças:
  • A interface USB é feita usando um chip FTDI FT232RL ao invés de um microcontrolador ATmega16U2.
  • Suporta correntes maiores no pino de 5V.
  • Tem um conector adicional ligado ao sinais de comunicação do ATmega, possibilitando o uso de um conversor serial USB externo em caso de dano do chip FTDI..
  • Possui proteção (com LED de aviso) contra polaridade invertida da alimentação.
Segundo o site, o chip FTDI é mais robusto e confiável. Os usuários Windows podem usar o driver que vem com a IDE do Arduino. Pessoalmente nunca tive problemas com os 5V fornecidos pelo UNO R3, nem queima do conversor serial USB interno dos Arduinos.

Como no Uno italiano, o cabo de conexão não acompanha a placa. Isto possivelmente é vantajoso para quem já tem o cabo em casa, mas pode ser chato para quem está começando e não tem um cabo USB tipo A ("de impressora"), A loja vende separadamente o cabo (preço no momento R$5).


A placa vem em uma caixinha de papelão com o mesmo formato da caixa do Arduino original. Além da placa, esta caixa vem com um adesivo da RoboCore. A nota fiscal impressa (DANFE) não é enviada, mas a etiqueta de envio tem as instruções para imprimi-la no site da RoboCore ou da receita.

Veredito

A BlackBoard é outra boa opção para quem usa ou pretende conhecer a plataforma Arduino. É um produto de boa qualidade, projetado e fabricado no Brasil e comercializado por um preço inferior ao da placa original italiana.

Um comentário:

Sergio Almeida disse...

Prezados, boa noite.
Tenho um arduino easyblack que adquiri quando o Lab de garage fechou a loja fisica. Ocorre que estou buscando colocar esta placa em funcionamento e, quando transfiro um programa que em outras placas carrega normalmente, nesta carga da a seguinte mensagem de erro: Ocorreu um erro enquanto o sketch era carregado. O que pode estar ocorrendo?