domingo, março 24, 2013

Resenha: Magic for Beginners

Como parte de um Humble eBook Bundle, comprei no ano passado o eBook "Magic for Beginners" de Kelly Link. Este livro contém histórias de fantasia, algumas delas premiadas com os conceituados "Nebula Award", "Locus Award" e "Hugo Award".



As Histórias

The Faery Handbag é uma história intrigante em torno de uma bolsa mágica. A história é contada de uma forma indireta e não linear, o leitor fica o tempo todo com a sensação de que uma explicação lógica e completa surgirá logo adiante, mas as histórias de Kelly não são deste tipo.

The Hortlak se passa em uma loja de conveniência. Mas tudo é esquisito e estranho. Fica difícil saber se o narrador é confiável. Serão os zumbis realmente zumbis, uma figura de linguagem ou apenas uma denominação para pessoas comuns?

The Cannon é para mim um mistério total. É uma leitura agradável, mas do que será que se trata?

Stone Animals quase me fez abandonar o livro. Por algum motivo eu empaquei nesta história sobre uma casa mal assombrada. Talvez seja o fato dos personagens lenta e inexoravelmente serem envoltos pela maldição

Catskin poderia ser um conto de fadas. Tem bruxas, gatos, mágica e até príncipes e princesas. Mas Kelly Link não escreve histórias para ninar crianças. A história começa com a morte de uma bruxa, que comanda a sua vingança em forma de gato.O protagonista acompanha o gato dentro de uma pele de gato. A vingança se consuma, a história avança mais um pouco e termina. Pelo menos é o que diz o último parágrafo: "This is the end of the story". Mas a gente fica remoendo sobre quem é quem e do que se trata a história.

Some Zombie Contingency Plans também me prendeu a atenção. Fiquei curioso sobre qual seria a história de Soap, o protagonista que entra de penetra em uma festa e tem um quadro no porta malas do carro. Aos poucos vamos sabendo mais sobre ele mas quando parece que o estamos entendo, tem uma rápida reviravolta e a história acaba. Fica ainda mais misterioso quando se lembra que a primeira frase diz que é uma história sobre estar perdido na floresta. Uma crítica na internet aponta que o outro apelido de Soap dá um significado bem diferente a grande parte dos diálogos.

The Great Divorce parte de uma premissa curiosa: o casamento de mortos com vivos. Os vivos somente conseguem se comunicar com os mortos de forma indireta, particularmente através de mediuns. Alan (vivo) está se separando de Lavvie (morta), mas concorda em ir com ela e os filhos (mortos, pois a vida é um gene recessivo). Uma história parcialmente divertida, com um final que deixa tudo em aberto. Depois de ler, veja o que a autora tem a dizer a respeito.

Magic for Beginners foi a história que mais me arrebatou. Ela gira em torno da série de TV "The Library", cujo personagem principal é Fox. É uma série como nunca se viu, com personagens e locais realmente únicos. A história vai se complicando e enroscando o protagonista (fã da série) com a própria série. É mais uma história que termina de forma abrupta, mas estranhamente isto não me causou desconforto.

Lull é uma narrativa confusa, com uma história dentro da história dentro da história, mas todas elas se interceptando em algum ponto.

Veredito

As histórias de Kelly Link são bastante "pesadas". Existem várias análises na internet, com interpretações e avaliações bem divergentes (gostei particularmente das que estão no site Yet There Are Statues). Kelly não escreve história lineares, com explicações e conclusões. Tudo está em aberto e pode ser questionado. Onde alguns enxergam metáforas outros vem realidades surreais.Dá para amar e odiar, até ao mesmo tempo.

O site da autora tem algumas destas histórias disponíveis gratuitamente para leitura. Leia e chegue ao seu próprio veredito.

Nenhum comentário: