terça-feira, março 19, 2013

Corujando: 19a Competição Baja SAE Brasil

Mantendo a tradição (veja 2011 e 2012), mais uma vez acompanhei a competição Baja SAE Brasil, torcendo pela Equipe Poli de Baja, da qual o meu filho é integrante. O Baja SAE é uma competição estudantil promovida pela Sociedade de Engenheiros Automotivos, onde estudantes de engenharia projetam e constroem um pequeno veículo off-road  A competição envolve não somente provas práticas mas também apresentações do projeto, e este ano foi nos dias 14 a 17 (quinta a domingo).



A Equipe Poli participou este ano com o Poli Magnus (campeão do ano passado) e o novo Poli Phantom.


Mesmo sendo o mesmo carro que competiu na edição anterior, eque  foi um dos representantes do Brasil na competição mundial, o Magnus recebeu alguns questionamentos inesperados na prova de conforto. Pior ainda, ao final do exame não estava anotado o horário de entrada do carro. Apesar dos argumentos da equipe e do depoimento de outros competidores, os juízes seguiram os registros feitos pelo comissário e consideraram que o veículo não tinha se apresentado dentro do horário estipulado. Além da perda dos pontos da prova de conforto, isto impediu o Magnus de participar dos testes dinâmicos no sábado. Desta forma, apesar de estar liderando a competição no final da sexta feira, as possibilidades de um bi-campeonato ficaram extremamente baixas.

As esperanças da equipe se concentraram então no Phantom, um bom desempenho na prova final (o enduro de 4 horas) poderia garantir a classificação para o mundial (as três primeira universidades na prova nacional representam o Brasil).

A esperança começou a diminuir com um problema mecânico logo da segunda volta. O Phantom não esteve sozinho nisto, a pista bastante exigente causou várias baixas nas voltas iniciais, até que os pilotos aprendessem como passar pelos obstáculos.



As equipes mostraram muita garra e habilidade nos reparos, muitos carros danificados retornaram à prova (após demorados consertos). Ao longo da prova tanto o Phantom como o Magnus enfrentaram outros problemas, completando respectivamente 25 e 26 voltas, contra as 34 do vencedor.



Aliás, os juízes ainda tiveram mais trabalho no final da prova: o Vitória Baja (da Universidade Federal de Espírito Santo) que resistiu bravamente às quatro horas e ganhou a bandeirada em primeiro lugar, foi desclassificado por estar com uma peça não original no motor.

O resultado (exta oficial) do Enduro indica como cinco primeiros os Piratas do vale, Komiketo 01, Baja UFMG, FEI Baja 1 e UFSC Puma. Somados todos os pontos, a grande vencedora foi a Universidade Federal de Minas Gerais (carro Baja UFMG), seguida da FEI (FEI baja 1) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC Puma). Estas três universidades irão representar o Brasil na competição mundial.

A Poli não saiu de mãos vazias: levou três prêmios, entre os quais o prêmio de melhor projeto.

Resultados (por enquanto extra-oficial) no site do SAE Brasil.

Atualização 28/03/13:  Sai o resultado oficial, recolocando o Vitória Baja como vencedor do Enduro.

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