domingo, outubro 14, 2012

Jogo do Mês: King of Dragon Pass

King of Dragon Pass é um jogo de estratégia de 99, onde você comanda um clã de bárbaros, com o objetivo de ser um rei de uma tribo e, depois, rei de todo o Dragon Pass. Existem vários elementos que tornam este jogo único.



Mitologia Rica


King of Dragon Pass (KoDP) possui uma história de fundo extremamente rica e detalhada. Existe toda uma história passada, uma religião baseada em uma dezena de deuses e deusas, uma sequência de estações do ano e um conjunto de raças com características diversas. Uma parte importante do jogo é assimilar as crenças e morais do seu clã.

Embora seja possível jogar (e se divertir) com um conhecimento quase nulo de tudo isto, a vitória requer uma boa dose de estudo do manual, das informações adicionais no próprio jogo e, provavelmente, de algum guia de estratégia.

Belos Gráficos - Sem Animações

Ao contrário da maioria dos jogos atuais, KoDP não apresenta animações, os seus belos gráficos são estáticos. Não existe interação em tempo real, todas as ações são por turnos.



As músicas de fundo são muito boas e ajudam a criar um clima imersivo.

Uma Interação Complexa

O controle do seu clã envolve uma quantidade muito grande de decisões, tais como:
  • Alocar a mágica do seu clã
  • Escolher os líderes do seu clã, que compõem o clan ring (conselho)
  • Decidir a alocação de seus fazendeiros e artesãos
  • Cuidar do seu rebanho e do estoque de comida
  • Recrutar (ou dispensar) guerreiros
  • Fazer rituais e construir templos para os deuses
  • Cuidar da diplomacia, comércio e brigas com os outros clãs
  • Explorar o Dragon Pass
Além destas atividades que você aciona, podem surgir outras que exijam a sua intervenção. Um exemplo são as guerras e ataques, onde você determina como os seus guerreiros devem se comportar e como será usada a mágica.



Ocasionalmente você precisa opinar qual deve ser o comportamento de um dos seus líderes durante a luta.



Existem também várias situações em que a população solicita uma decisão do conselho. Várias destas decisões começam como micro gerenciamento, envolvendo um único indivíduo. Entretanto, é frequente que estas decisões tragam consequências futuras, às vezes se prolongando por várias gerações.



Aliás, este é outro ponto interessante. Os seus líderes vão envelhecendo com o passar do tempo - e eventualmente irão morrer e terão que ser substituídos por outros.

Veredito

Recomendado.

Nenhum comentário: