Um ano atrás eu falei na edição 2011 da competição Baja SAE Brasil. No final da semana passada tivemos a edição deste ano e novamente eu fui acompanhar e e torcer pela Equipe Poli de Baja, da qual o meu filho é integrante.
Para quem tem preguiça de seguir os links, o Baja SAE é uma competição estudantil promovida pela Sociedade de Engenheiros Automotivos, onde estudantes de engenharia projetam e constroem um pequeno veículo off-road
A competição envolve várias avaliações, com a possibilidade máxima de 1000 pontos: segurança/conforto (20 pontos), apresentação do projeto (180 pontos), relatório de projeto (150 pontos), aceleração (60 pontos), velocidade máxima (60 pontos), tração (60 pontos), suspensão (70 pontos) e enduro (400 pontos). A habilidade em matemática dos participantes é exercitada nas regras de pontuação.
Uma regra interessante é que um projeto pode competir por no máximo dois anos, obrigando as equipes a criar continuamente novos veículos. No caso da Equipe Poli, foi hora de aposentar o Poli Ciser Titan e estrear o Poli Ciser Magnus. O projeto do Magnus parece ter encontrado um bom ponto de equilíbrio: foi o carro mais leve da competição sem que isto afetasse o seu desempenho e robustez. Destacou-se também no relatório e apresentação de projeto. O resultado foi que ele chegou ao Enduro na ponta da classificação, apesar da FEI (a equipe mais vencedora na história da competição) ter ganho várias das provas.
Os pilotos da FEI pareciam estar dispostos a recuperar a diferença na pista e dispararam na frente no início do Enduro. Entretanto um dos carros logo apresentou um problema na suspensão que exigiu um longo reparo. Após a volta à pista, uma nova surpresa: pane seca nos dois carros. Com estes problemas, a FEI acabou não indo ao pódio, um acontecimento raro. No final das quatro horas de sol escaldante, o Enduro foi vencido pelo carro 06 (Mangue Baja 1) da UFPE , confirmando o crescimento desta equipe. O segundo colocado foi o carro EESC USP 1 e o terceiro o Poli Magnus.
Calculada a pontuação, o Poli Ciser Magnus sagrou-se campeão (com um terceiro lugar no Enduro), seguido do Mangue Baja 1 da UFPE, do Poli Ciser Fênix, do carro da EESC USP 1 e do Mangue Baja 2. Grande comemoração para as três escolas, que irão representar o Brasil na competição internacional, que este ano será em Wisconsin.
Atualização 28/3/12 12:00: As quartas e quintas posições estavam trocadas.
Um comentário:
Qual foi o resultado da prova Internacional?
Solange
Postar um comentário