domingo, janeiro 29, 2012

Crítica: As Aventuras de TinTim

Após muitos anos, finalmente Steven Spielberg realizou um dos seus sonhos e fez um filme baseado nas histórias de Tintim. O filme é dirigido pelo próprio Spielberg, a produção é dividida com Peter Jackson (do Senhor dos Anéis) e as mais recentes técnicas de animação por computador são utilizadas (com direito a versão 3D).





Animação Computadorizada, 3D e as Legendas

A qualidade atual da animação por computador pode ainda estar longe da filmagem com atores de carne e osso, mas já é uma alternativa interessante para produtores e diretores. No mínimo garante que os mesmos "atores" estarão disponíveis para as inevitáveis sequências e que ninguém se machucará nas cenas de ação.

O aspecto mais realístico das animações já é suficiente para causar uma certa expectativa a respeito da aparência de personagens. Quem me pareceu ter saído melhor foi o Milu. O capitão Haddock me pareceu com o rosto um pouco inchado (o que realça a sua condição de bêbado). Os narizes me incomodaram um pouco mas, revendo os álbuns, o aspecto caricato é uma marca dos desenhos originais.

O 3D é bem utilizado no filme. Spielberg resiste bem à tentação de abusar do recurso (como ficar jogando coisas em direção do espectador a todo instante).

O resultado é excelente, com as cenas de ação (que são a maior parte do filme) de tirar o fôlego do espectador.

A versão legendada (que foi a que assisti) tem uma pequena curiosidade: as falas originais seguem os nomes da versão inglesa dos álbuns e as legendas os nomes da versão brasileira. Assim os personagem falam "Snowy" e na legenda aparece "Milu".

O Roteiro

A inspiração da história é "O Segredo do Licorne", mas o roteiro mistura elementos dos livros "O Caranguejo das Tenazes de Ouro" e "O Tesouro de Rackam, o Terrível". Não existe a preocupação em ser fiel aos roteiros dos livros, apenas ao comportamento dos personagens.

A escolha da história um pouco curiosa, talvez feita pelo fato das aventuras anteriores (que são mencionadas na forma de recortes de jornal no apartamento de Tintim) serem menos elaboradas e/ou não terem a presença do capitão Haddock. A inclusão do encontro inicial de Tintim com o capitão, extraída de "O Caranguejo das Tenazes de Ouro", tem como consequência uma mudança radical na figura e motivação do antagonista da história.

Estranhamente, pouco foi aproveitado de "O Tesouro de Rackam, o Terrível". Em particular não temos a presença do Professor Girassol (que foi justamente introduzido neste livro). Em compensação, foi encaixado no roteiro a participação da Catasfiori.

O resultado é plenamente satisfatório; minha esposa (que não leu os livros originais) apreciou bastante a história. Como fã inveterado, eu pessoalmente preferia uma maior fidelidade aos livros.

Veredito

Recomendado.

Nenhum comentário: