Desta vez vou quebrar uma "regra" das minhas críticas de DVD: até onde sei estes DVDs não estão disponíveis no Brasil. Isto significa que para assisti-los, além dos problemas de importação, você terá que driblar o sistema de regiões. E terá apenas o som original (em inglês), com a opção de legendas para deficientes auditivos.
Dentre os atores (excelentes por sinal), dois devem ser seus conhecidos: Ioan Gruffudd (o Sr Fantástico nos filmes do Quarteto Fantástico) e Jamie Bamber (Lee Adama no Battlestar Galactica da década passada). Um outro nome a destacar é Robert Lindsay que, apesar de praticamente desconhecido, tem uma atuação marcante.
O ponto alto é a qualidade da produção. Embora feito para TV, a qualidade e detalhes das cenas é impressionante. Tal qualidade é responsável pelos poucos episódios e a interrupção da série ao final da terceira temporada.
Não sei o quanto os filmes são fieis à realidade, mas as táticas das batalhas parecem ser determinadas pela tecnologia das "armas de fogo" na época: armas terríveis mas com uma recarga extremamente lenta.
Animado pelos filmes comecei a leitura dos livros. A adaptação é bastante livre; nos livro Hornblower é mais cerebral e menos heroico. A serie de TV também acrescenta personagens secundários inexistentes nos livros. No geral achei (até agora) que o espírito dos livros foi bem aproveitado e o resultado é bem mais adequado à TV que os textos originais.
Vejamos um rápido resumo dos episódios.
The Even Chance
É o começo da carreira de Hornblower, como midshipman (aspirante) em 1793, no barco Justinian. Além das dificuldades de um iniciante, ele tem que aguentar os maus-tratos de Jack Simpson, um aspirante há longa data e que acaba de fracassar no exame para se tornar um tenente. A sorte parece sorrir para Hornblower quando ele é transferido para o Indefatigable, sob o comando do Comandante Pellew, que se tornará o seu mentor e protetor.
Ao contrário do Justinian, o Indy participa ativamente da guerra contra os "rebeldes" franceses. Isto dá a Hornblower a oportunidade de assumir o comando de um barco de suprimentos capturado, com ordens para ir ao porto inglês mais próximo e vender as mercadorias (e uma parte do dinheiro obtido será dividido entre o oficial e os marinheiros ingleses). As coisas, entretanto, não correm como ele espera.
Na parte final do episódio, temos o re-encontro com Simpson e a resolução final do conflito entre os dois.
Simpson (E) e Hornblower (D) resolvem suas diferenças |
The Examination For Lieutenant
Impressionado com o comportamento de Hornblower, Pellew o inscreve no exame para tenente. O estudo, entretanto, tem que ser conciliado com as tarefas de aspirante, agora nas proximidades de Gibraltar. A Espanha, até então aliada com a Inglaterra na luta com a França, passa a ser "neutra" - e a atacar os barcos ingleses. Uma das consequências da "neutralidade" espanhola é a interrupção dos suprimentos, obrigando os ingleses a adotarem um forte racionamento de comida.
Hornblower é então enviado para o Norte da África, acompanhado de um diplomata, para comprar grãos e gado. É claro que as coisas novamente não correm bem e ele chega ao exame em cima da hora.
Negociando no norte da África |
The Duchess And The Devil
Mais uma vez Hornblower se vê no comando de um barco capturado, desta vez transportando a imprevisível Duquesa de Wharfedale. E mais uma vez as coisas dão erradas e desta vez ele acaba capturado pelos espanhóis. Como dificuldade adicional, um dos aspirantes não concorda com as decisões de Hornblower, com consequências trágicas.
Hornblower e a Duquesa de Wharfedale |
The Frogs And The Lobsters
Hornblower, agora tenente, participa de uma operação complicada, ao acompanhar um grupo de franceses que pretende restaurar a monarquia na França. É um grupo pequeno, que está certo que obterá o apoio da população , particularmente graças à presença de um nobre (Le Marquis de Muzillac) que comandava a região de desembarque. Junto com os franceses (os frogs) segue uma companhia de infantaria inglesa (os lobsters).
Os Frogs (Le Marquis à esquerda) e os Lobsters |
As coisas assumem um ar quase surreal na chegada a Muzillac. De um lado a quase anarquia dos republicanos e do outro a sede de vingança do marquês. Basta um conhecimento superficial de história para saber que a monarquia não foi re-estabelecida na França. É um Hornblower bastante abalado que retorna desta expedição.
Os Lobsters em batalha - os da frente recarregam enquanto os de trás atiram |
Este episodio começa em Kingstone (Jamaica) onde Hornblower está preso, aguardando julgamento por motim. A maior parte da narrativa é, portanto, em flashback. Hornblower está agora sob o comando de um capitão famoso, mas cujas faculdades talvez não sejam as mesmas. Para complicar, acima dele está também um tenente bastante indeciso (e covarde) e abaixo um aspirante bastante inseguro que acaba se tornando vítima do capitão. Após uma queda no porão, o comportamento do capitão se torna completamente errático, colocando o navio e os seus ocupantes em risco.
Hornblower aguardando o julgamento |
Continuação do episódio anterior, com o julgamento de Hornblower. Novamente a narrativa utiliza o flashback para contar as aventuras enfrentadas após o afastamento do capitão. A grande questão é: o capitão caiu ou foi empurrado? Se empurrado, por quem?
O que aconteceu? |
A Inglaterra estabelece paz com a jovem república francesa, mas isto é má notícia para Hornblower e os demais membros da marinha britânica. Os marinheiros foram dispensados e os oficiais recebem apenas metade do soldo. Hornblower se vê obrigado a penhorar os seus bens e utilizar o seu raciocínio no jogo de cartas para conseguir pagar suas modestas acomodações. Conta ainda com o apoio e a idolatria da filha da dona da estalagem. Felizmente, o agora almirante Pellew o coloca novamente no comando de um navio, para uma delicada missão de levar um nobre francês para um encontro em águas francesas.
Mais uma vez, Hornblower participa de uma batalha |
Logo fica aparente que algo está ocorrendo na costa. As coisas se complicam pela desconfiança da presença de um traidor e pela presença de um aspirante inseguro.
Duty
Hornblower se vê à frente de uma nova situação pessoal, ao desposar a filha da dona da estalagem (mais por lealdade que por amor). O dever entretanto, requer uma lua de mel curta. O capitão do barco onde Hornblower começou sua carreira desapareceu após reportar atividades estranhas na costa da França.
Aos noivos! |
Pellew dá um presente de casamento incomum: o seu cozinheiro. Sua habilidade culinária e o seu jeito refinado causam um certo stress na tripulação, com graves consequências.No caminho para a França Hornblower recolhe um misterioso casal de náufragos. No final das contas, mais que os franceses, a questão para Hornblower é conciliar o seu senso de dever com o seu senso de justiça.
Veredito
A série Hornblower é excelente, tanto na qualidade do roteiro, dos atores e da produção. É uma pena serem tão poucos episódios e ela não estar disponível aqui no Brasil.
Um comentário:
Prezado Daniel. Onde poderia baixar a serie em torrent? encontrei vários sites mas todos em ingles e sem legendas.
Postar um comentário