domingo, setembro 11, 2011

DVD: Hornblower - The Complete Collection

Horatio Hornblower é o personagem principal de uma série de livros escritos por C. S. Forester. Ele é um oficial da marinha inglesa durante as Guerras Revolucionárias Francesas e as Guerras Napoleônicas. Esta coleção de DVDs reúne os oito episódios de uma sofisticada série de TV inglesa, baseada nos livros, contando o início da carreira de Hornblower.


Desta vez vou quebrar uma "regra" das minhas críticas de DVD: até onde sei estes DVDs não estão disponíveis no Brasil. Isto significa que para assisti-los, além dos problemas de importação, você terá que driblar o sistema de regiões. E terá apenas o som original (em inglês), com a opção de legendas para deficientes auditivos.


Dentre os atores (excelentes por sinal), dois devem ser seus conhecidos: Ioan Gruffudd (o Sr Fantástico nos filmes do Quarteto Fantástico) e Jamie Bamber (Lee Adama no Battlestar Galactica da década passada). Um outro nome a destacar é Robert Lindsay que, apesar de praticamente desconhecido, tem uma atuação marcante.

O ponto alto é a qualidade da produção. Embora feito para TV, a qualidade e detalhes das cenas é impressionante. Tal qualidade é responsável pelos poucos episódios e a interrupção da série ao final da terceira temporada.

Não sei o quanto os filmes são fieis à realidade, mas as táticas das batalhas parecem ser determinadas pela tecnologia das "armas de fogo" na época: armas terríveis mas com uma recarga extremamente lenta.

Animado pelos filmes comecei a leitura dos livros. A adaptação é bastante livre; nos livro Hornblower é mais cerebral e menos heroico. A serie de TV também acrescenta personagens secundários inexistentes nos livros. No geral achei (até agora) que o espírito dos livros foi bem aproveitado e o resultado é bem mais adequado à TV que os textos originais.

Vejamos um rápido resumo dos episódios.

The Even Chance

É o começo da carreira de Hornblower, como midshipman (aspirante) em 1793, no barco Justinian. Além das dificuldades de um iniciante, ele tem que aguentar os maus-tratos de Jack Simpson, um aspirante há longa data e que acaba de fracassar no exame para se tornar um tenente. A sorte parece sorrir para Hornblower quando ele é transferido para o Indefatigable, sob o comando do Comandante Pellew, que se tornará o seu mentor e protetor.

Ao contrário do Justinian, o Indy participa ativamente da guerra contra os "rebeldes" franceses. Isto dá a Hornblower a oportunidade de assumir o comando de um barco de suprimentos capturado, com ordens para ir ao porto inglês mais próximo e vender as mercadorias (e uma parte do dinheiro obtido será dividido entre o oficial e os marinheiros ingleses). As coisas, entretanto, não correm como ele espera.

Na parte final do episódio, temos o re-encontro com Simpson e a resolução final do conflito entre os dois.

Simpson (E) e Hornblower (D) resolvem suas diferenças

The Examination For Lieutenant

Impressionado com o comportamento de Hornblower, Pellew o inscreve no exame para tenente. O estudo, entretanto, tem que ser conciliado com as tarefas de aspirante, agora nas proximidades de Gibraltar. A Espanha, até então aliada com a Inglaterra na luta com a França, passa a ser "neutra" - e a atacar os barcos ingleses. Uma das consequências da "neutralidade" espanhola é a interrupção dos suprimentos, obrigando os ingleses a adotarem um forte racionamento de comida.

Hornblower é então enviado para o Norte da África, acompanhado de um diplomata, para comprar grãos e gado. É claro que as coisas novamente não correm bem e ele chega ao exame em cima da hora.

Negociando no norte da África

The Duchess And The Devil

Mais uma vez Hornblower se vê no comando de um barco capturado, desta vez transportando a imprevisível Duquesa de Wharfedale. E mais uma vez as coisas dão erradas e desta vez ele acaba capturado pelos espanhóis. Como dificuldade adicional, um dos aspirantes não concorda com as decisões de Hornblower, com consequências trágicas.

Hornblower e a Duquesa de Wharfedale

The Frogs And The Lobsters

Hornblower, agora tenente, participa de uma operação complicada, ao acompanhar um grupo de franceses que pretende restaurar a monarquia na França. É um grupo pequeno, que está certo que obterá o apoio da população , particularmente graças à presença de um nobre (Le Marquis de Muzillac) que comandava a região de desembarque. Junto com os franceses (os frogs) segue uma companhia de infantaria inglesa (os lobsters).

Os Frogs (Le Marquis à esquerda) e os Lobsters

As coisas assumem um ar quase surreal na chegada a Muzillac. De um lado a quase anarquia dos republicanos e do outro a sede de vingança do marquês. Basta um conhecimento superficial de história para saber que a monarquia não foi re-estabelecida na França. É um Hornblower bastante abalado que retorna desta expedição.

Os Lobsters em batalha - os da frente recarregam enquanto os de trás atiram
 Mutiny

Este episodio começa em Kingstone (Jamaica) onde Hornblower está preso, aguardando julgamento por motim. A maior parte da narrativa é, portanto, em flashback. Hornblower está agora sob o comando de um capitão famoso, mas cujas faculdades talvez não sejam as mesmas. Para complicar, acima dele está também um tenente bastante indeciso (e covarde) e abaixo um aspirante bastante inseguro que acaba se tornando vítima do capitão. Após uma queda no porão, o comportamento do capitão se torna completamente errático, colocando o navio e os seus ocupantes em risco.

Hornblower aguardando o julgamento
 Retribution

Continuação do episódio anterior, com o julgamento de Hornblower. Novamente a narrativa utiliza o flashback para contar as aventuras enfrentadas após o afastamento do capitão. A grande questão é: o capitão caiu ou foi empurrado? Se empurrado, por quem?

O que aconteceu?
 Loyalty

A Inglaterra estabelece paz com a jovem república francesa, mas isto é má notícia para Hornblower e os demais membros da marinha britânica. Os marinheiros foram dispensados e os oficiais recebem apenas metade do soldo. Hornblower se vê obrigado a penhorar os seus bens e utilizar o seu raciocínio no jogo de cartas para conseguir pagar suas modestas acomodações. Conta ainda com o apoio e a idolatria da filha da dona da estalagem. Felizmente, o agora almirante Pellew o coloca novamente no comando de um navio, para uma delicada missão de levar um nobre francês para um encontro em águas francesas.

Mais uma vez, Hornblower participa de uma batalha

Logo fica aparente que algo está ocorrendo na costa. As coisas se complicam pela desconfiança da presença de um traidor e pela presença de um aspirante inseguro.

Duty

Hornblower se vê à frente de uma nova situação pessoal, ao desposar a filha da dona da estalagem (mais por lealdade que por amor). O dever entretanto, requer uma lua de mel curta. O capitão do barco onde Hornblower começou sua carreira desapareceu após reportar atividades estranhas na costa da França.

Aos noivos!

Pellew dá um presente de casamento incomum: o seu cozinheiro. Sua habilidade culinária e o seu jeito refinado causam um certo stress na tripulação, com graves consequências.No caminho para a França Hornblower recolhe um misterioso casal de náufragos. No final das contas, mais que os franceses, a questão para Hornblower é conciliar o seu senso de dever com o seu senso de justiça.

Veredito

A série Hornblower é excelente, tanto na qualidade do roteiro, dos atores e da produção. É uma pena serem tão poucos episódios e ela não estar disponível aqui no Brasil.

Um comentário:

SINÉLIO disse...

Prezado Daniel. Onde poderia baixar a serie em torrent? encontrei vários sites mas todos em ingles e sem legendas.