quarta-feira, novembro 17, 2010

Álbuns dos Beatles na iTune Stores - O Que Isto Representa?

Ontem, 16/11/2010, os álbuns do Beatles passaram a estar disponíveis para compra na iTune Stores. Para a Apple Computers, "a day you will not forget" (um dia inesquecível). Para muitos, nada de especial. Não me afeta diretamente (não tenho iPod, a iTune Store não atende esta terra onde canta o sabiá e já digitalizei os meus CDs).

Não custa lembrar que, no começo da sua vida, a Apple Computers precisou se entender com a Apple Corps dos Beatles. O acordo inicial era simples: a Apple Computers não entraria no ramo da música e a Apple Corps não entraria no ramo de computadores. Os avanços tecnológicos levaram a vários processos e renegociações. Com este anúncio o círculo se fecha - a Apple Computers passa a vender as músicas de propriedade da Apple Corps.

A grande pergunta é quem irá comprar as músicas. Para o fãs mais antigos, que provavelmente já tem os CDs originais, pode ter algum atrativo se oferecerem as versões recentemente remasterizadas. Desconfio também que muita gente só conhece uma pequena parcela das músicas deles; pode ser que este pessoal se interesse em ver "o que mais eles gravaram". Não é um absurdo se pensarmos que 1 foi lançado em 2000 e o mais vendido nos EUA entre 2000 e 2009.

A grande aposta, provavelmente, é a geração que não compra mais CDs. Quem sabe ainda tem muita gente que ainda não conhece os Beatles?


Nenhum comentário: