sábado, junho 12, 2010

Morre Tony Peluso

Hã? Quem é Tony Peluso? O guitarrista dos Carpenters! É provável que você não tenha ouvido falar dele. Aliás, não achei muita coisa na Web fora o anúncio da morte (em quase todos os casos, o mesmo texto).

Devo explicar que o fã dos Carpenters em casa é um dos meus irmãos, eu preferia algo mais pesado. Entretanto, tinha somente um toca disco na casa e nós tínhamos poucos discos, portanto era inevitável conhecer a música deles. O que me impressionou (e continua impressionando) são os arranjos (de Richard Carpenter), sempre muito precisos (ouça por exemplo "This Masquerade"). Para quem pensa que conhece o som dos Carpenters, recomendo procurar o primeiro ("Offering", depois renomeado para "Ticket to Ride").

Mas este post é sobre Tony Peluso, não sobre os Carpenters. Para o quarto disco ("A Song for You") Richard compôs a música "Goodbye to Love" e decidiu que ela precisava de um solo de guitarra. Foi aí que eles chamaram Tony Peluso. Inicialmente ele tocou um solo mais suave, mas os Carpenters insistiram em algo mais pesado. Nas palavras deles próprios:

http://www.youtube.com/watch?v=5R3_YBitSZo

Não, não é um solo para esquecer Hendrix, Clapton e outros grandes guitarristas. Mas é algo totalmente inesperado e perfeito para a música. Isto ajudaria a quebrar a ideia de que músicas românticas não podem ter instrumentação pesada.

A partir daí Tony Peluso virou presença constante nos discos e apresentações dos Carpenters. Em "Now & Then" ele brilha no medley que segue "Yesterday Once More", tanto como o DJ que anuncia as músicas como na guitarra.

Para fechar, uma versão de "Goodbye to Love" ao vivo:

http://www.youtube.com/watch?v=nooeMrCws-A

Nenhum comentário: