domingo, fevereiro 07, 2010

Jogo de Janeiro: The Longest Journey

"The Longest Journey" é uma premiada aventura do tipo "point and click" que está disponível no Good Old Games por US$9.99 e consumiu uma boa parte do meu tempo do final de dezembro até este começo de fevereiro.


Um dos destaques do jogo é a trama, muito interessante, complexa e com algumas reviravoltas. Você assume o papel de April Ryan, uma adolescente que começa a perceber uma confusão entre os seus sonhos e a realidade. Guiada pelo misterioso Cortez ela se vê tragada como personagem principal em uma aventura épica com a responsabilidade de salvar dois mundos.

Obs.: O jogo é todo em inglês. Apesar das boas legendas (em inglês), eu considero importante a capacidade de compreensão de inglês falado.

Baixando, Instalando e Rodando

Com 1.1GB de tamanho, não é recomendado baixar diretamente a partir do browser (a não ser que você tenha uma conexão rápida e estável, algo infelizmente não muito comum). Você provavelmente vai preferir usar o downloader do GOG, que possui a capacidade de pausar e retomar a transferência. Ele funcionou muito bem comigo, o único detalhe é que ele se baseia no Adobe Air, o que significa mais uma tralha da Adobe a ser instalada e a mais software procurando atualizações periodicamente.


O instalador é o instalador padrão do GOG. Bastante simples, oferece as opções básicas: diretório de instalação, criação ou não de ícone no desktop. O instalador não polui o desktop nem o Startup Menu com um monte de links inúteis.


O programa carrega e executa bem rapidamente, mesmo no meu "veterano" Pentium 4 HT 2.8GHz. Eu joguei sob o Windows Vista, no meu notebook, sem nenhum problema.

Interface com o Operador

"The Longest Journey" utiliza a interface comum nos jogos de aventura mais recentes, controlada totalmente pelo mouse. Quando o cursor do mouse passa sobre um ponto que permite interação o seu formato muda. Na maioria dos casos você irá clicar o mouse e ter até três opções: olhar, falar/comer, pegar/mexer.


Este tipo de interface pode causar o chamado "pixel hunting", onde você fica movendo vagarosamente o mouse procurando um trecho muito pequeno onde é permitida a interação. Felizmente no TLJ os objetos e pessoas que permitem interação são normalmente grandes e visualmente destacados. Creio que só me aconteceu um par de vezes de não reparar logo de cara com um objeto.

Uma outra forma de interação é segurar um objeto e colocá-lo por cima de outro objeto ou uma pessoa.

O jogo utiliza intensamente os diálogos. As vozes são excelentes, principalmente da protagonista. Além das legendas durante o diálogo, as conversas mais importantes são também registradas no "Conversation Log".

A trilha sonora é boa, reforçando o ambiente e a imersão no jogo.

Os Problemas (Puzzles)

Os problemas em "The Longest Journey" são razoavelmente variados e de complexidade pequena a média. Somente um ou outro é do tipo que nos deixa com raiva ao descobrir a resposta.

O jogo é dividido em 13 capítulos (de tamanho bem diverso). A maior parte do tempo está claro o que você tem que fazer e a maioria dos problemas tem que ser resolvidos em sequência. O jogo é daqueles em que não tem como você morrer ou ficar em um beco-sem-saída (se bem que o manual menciona que uma escolha infeliz pode dificultar o resultado).

Duas coisas irritam ocasionalmente. A primeira é que existem várias causas e efeitos, com a possibilidade de uma interação dependendo de algo que você tenha feito anteriormente. Por exemplo, em um determinado momento você está procurando uma pessoa A. Você vai conversar com a pessoa B e nenhuma das opções permite indagar sobre A. Aí você vai conversar com C e ela diz que B conhece A. Você volta a falar com B e aí tem uma opção para perguntar sobre A - e ela responde que não a conhece. Voltando a falar com C, aí ela menciona que B conhece A por outro nome...

A segunda é uma certa inconsistência no modo de interagir com uma pessoa com relação a um objeto. Uma forma é através de conversação. A outra é você pegar o objeto e colocá-lo "sobre" a pessoa. Como o jogo tem diálogos bastante extensos, eu acabava esquecendo da segunda forma. Uma variação disto: em um certo momento você vai querer pedir para um pássaro para ele ir até um certo lugar. A forma correta, apesar do pássaro ser um tagarela, é pegar o pássaro e colocá-lo sobre onde você quer que ele vá.

Dicas

É provável que em alguns momentos você vai ficar frustrado ou impaciente com um problema. No GOG tem um guia, mas é do tipo que mostra diretamente a solução. Eu prefiro o Universal Hint System, que possui dicas progressivas. Você pode usar o UHS de três formas:
  • Adquirindo o leitor off-line oficial. Custa atualmente US$14.95 e com isto você recompensa o autor pela qualidade do software e das dicas.
  • Acessando as dicas com o browser.
  • Baixando as dicas e usando o leitor free OpenUHS. É bem inferior ao leitor oficial, mas é grátis.
Veredito

Altamente recomendado.

Nenhum comentário: