O termo "Alta Fidelidade" (ou Hi-Fi) é possivelmente desconhecido da maioria de vocês. Mais estranho ainda deve ser uma revista de Áudio cheia de fórmulas e circuitos, voltada para os hobbistas montarem os seus próprios aparelhos de áudio.
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A imagem acima é de uma coletânea de artigos da revista Audio Engineering de 1950 a 1952. O meu pai tem também a terceira edição, com artigos de 1952 a 1955 (de onde tirei o Concrete Monster).
Ulta-Linear Williamson Amplifier
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Um bom sistema de áudio de Alta Fidelidade precisa ter um bom amplificador de potência, e o Williamson era uma das principais referências. O meu pai tinha dois destes aparelhos, cada um com 20W RMS de potência, um montado por ele aqui no Brasil e outro comprado nos Estados Unidos. Estamos falando, é claro, de um a,plificador mono aural. Um dos meus primeiros contatos com eletrônica foi ajudando o meu pai a montar um kit de pré-amplificador estéreo (já com transistores) para ser ligado aos dois Williamsons. Foi com estes amplificadores que eu escutava discos na minha adolescência.
Caixas Acústicas
Outra diversão dos hobbistas era a construção de suas próprias caixas acústicas e vários artigos traziam fórmulas e ábacos para o projeto. Ábacos eram gráficos que eram usados facilitar os cálculos numa época em os engenheiros tinham que se virar com réguas de cálculo e tábuas de logaritmos.
As caixas que tenho na minha sala são de construção própria, na época do meu casamento e estão se aproximando de duas décadas e meia de bons serviços:
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Limitações orçamentárias impediram a inclusão de um alto-falante de médios; o mesmo ocorreu nas demais caixas que o meu pai montou. Por outro lado, as minhas caixas ganharam o melhor acabamento, cortesia do marceneiro que fez os armários embutidos da minha primeira casa.
Até o final do século passado, um bom alto-falante estava associado ao tamanho. Alguns hobbistas se deixavam levar pelo entusiasmo, como o modelo abaixo que servia também de estante:
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22/12/08 19:10: Corrigidos erros grosseiros de digitação.
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