quarta-feira, agosto 22, 2007

Minha nova impressora: Samsung SCX-4200

Atualmente as impressoras são um periférico bastante comum, custando uma pequena parcela do preço de um microcomputador.


Nos anos 80, quando comprei os meus primeiros micros, a coisa não era bem asim. Minha primeira impressora, comprada nos meados dos anos 80, foi uma Grafix 80 F/T, uma impressora matricial copiada da Epson.

Não apenas cara, era lenta e barulhenta. Mesmo equipada posteriormente com "kit near letter quality" (uma troca de firmware para dar mais de uma passada em cada linha deslocando ligeiramente os pontos), a qualidade de impressão era bastante baixa. A acentuação era obtida imprimindo o acento por sobre a letra (uma vírgula no caso do c cedilha). Cheguei a fazer um programa para escrever texto usando o modo gráfico para obter uma qualidade melhor, porém era terrivelmente lento.

No final dos anos 80 começaram a surgir as impressoras laser, mas o custo estava fora do alcance das pessoas físicas (e até de empresas pequenas).


A grande virada foi o surgimento da impressora de jato de tinta. Minha segunda impressora foi um HP Deskjet 500 comprada em 93.

Embora ainda fosse cara e monocromática, fornecia qualidade e velocidade bem razoáveis. Rapidamente os antigos fabricantes de impressora passaram para o negócio de vender tinta e vender as impressora a preços extremamente baixos.

Minhas impressoras seguintes, Epson, foram brindes da assinatura de jornal.

Por outro lado, à medida em que o preço caia, caia também a durabilidade. Tanto a Grafix como a Deskjet 500 duraram cerca de 10 anos. Já as Epson ficaram longe da metade disso, apesar de muito menos usadas. As impressoras a jato de tinta atuais são também praticamente descartáveis, o preço de um conserto é de pelo menos metade do de uma impressora nova e o resultado não costuma ser bom.

Com a quebra das Epsons, foi hora de procurar uma nova opção. Cansado também do meu velho e lento scanner, resolvi dar uma olhada nas multifuncionais. Inicialmente estava pensando em uma jato de tinta da Epson, mas a Samsung SCX-4200 acabou me fascinando. Por um preço bem razoável (R$ 549, em 10x no cartão) deu para realizar o velho sonho de ter uma impressora laser. É claro que isto significa deixar de lado as cores.

O custo do tonner é outra preocupação. O preço de um original é maior que metade de impressora (genéricos e remanufaturados saem mais em conta). Por outro lado, o toner que vem na impressora deve durar 1000 páginas e um de reposição 3000 páginas, Pelo meu consumo atual de papel só vou precisar comprar tonner daqui a uns 2 anos, o que é mais ou menos o que dura uma jato de tinta.

Avaliação da Samsung SCX-4200



A SCX-4200 é uma impressora multifuncional de tamanho médio e com aspecto tradicional, semelhante a uma fotocopiadora.
Uma vantagem em relação às impressoras de jato de tinta mais baratas é que o papel fica em uma gaveta. Além de ter uma boa capacidade (250 folhas), isto evita o papel ficar curvado e sujo.
Como é costume nas multifuncionais, um painel permite o uso como copiadora independente do microcomputador
Apesar da pausa inicial para aquecimento (cerca de 30 segundos), a impressão é muito boa e rápida. Nas primeiras vezes é até estranho, pois a folha impressa não fica toda para fora da impressora, ficando a sensação de que a impressora ainda não terminou.

O scanner também é bem mais rápido que o meu antigo (que conectava na paralela e segurava o micro nos longos minutos para transferir a imagem).

Em resumo, estou (até o momento) muito satisfeito com este equipamento.

9 comentários:

Anônimo disse...

Realmente essa impressora é muitooo boa, o único desagrado será na hora de recarrergar o toner e para isso essa pode ser a solução .. de uma olhada .. http://www.vendendotudo.com/produto.asp?codigo=593

[ ]'s

Edu disse...

Amigo, tenho uma Multi igual a sua e a qualidade do Scanner é terrivel. com você não acontece o memso?

Abraços

estampadigital@gmail.com

Daniel Quadros disse...

Edu,

O scanner foi satisfatório nas poucas vezes que precisei dele. Por exemplo, veja as figuras noa posta http://dqsoft.blogspot.com/2008/01/anncios-antigos.html e http://dqsoft.blogspot.com/2008/07/biblioteca-histrica-marvel.html.

No mínimo é muito melhor que os scanners "do começo do século" que eu usava antes.

Unknown disse...

Comprei essa multifuncional ontem, tenho o sistema windows xp, mas o scanner nao esta funcionando - 1° diz qua ha um erro na digitalizacao (para reiniciar o aplicativo e ou desligar o dispositivo para depois religa-lo. Depois diz q ha um erro de E/S de hardware.
Depois diz que nao e possivel abrir o dispositivo:"Samsu8ng SCX-4200 Series"
Liguei para a Samsung, que nao retornou a ligaçao. Alguem pode me ajudar? Esta imprimindo e copiando normalmente. Obrigada antecipadamente pela resposta com soluçao!!!

Anônimo disse...

Eu comprei...a impressão e satisfatória, mas o Scaner, não funciona...ja baixei o drive no site, ja tentei usar a partir de outro programa, sempre da o mesmo erro de E/S de hardware.
Depois diz que nao e possivel abrir o dispositivo:"Samsu8ng SCX-4200 Series" Ja liguei para a Sansung 03 X e nada...se alguem tiver uma solução, fico grato. Celso

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olá por favor, alguém pode me socorrer?! ñ consigo usar o scaner Samsung scx-4200, no menu ñ tem a função scaner!? será que comprei gato por lebre!?

Suely disse...

Gostaria de obter informação de como mudar o modo de impressão rascunho, para normal, pois as copias são muito claras. Aguardo ajuda.

Daniel Quadros disse...

SUELY,

No Windows, se você abrir o Properties da impressora, você encontra as opções de "Toner Save Mode" e "Darkness" na aba "Graphic".