quarta-feira, agosto 08, 2007

Livros de Julho

Apesar da correria no trabalho, consegui ler dois livros em julho.

Harry Potter and The Deathly Hallows - J. K. Rowling

Graças à eficiência da Livraria Cultura, recebi o livro na manhã do dia 21 (dia mundial de lançamento). A conclusão da série do Harry Potter é um livro daqueles que você não consegue largar, concluí a leitura no próprio fim de semana (outro fator adicional era evitar ficar sabendo o final antecipadamente).

Ao contrário do livro final de A Series of Unfortunate Events, DH não deixa nada vago. É evidente o esforço da autora em esclarecer os místerios pendentes, quase todos os personagens que passaram nos outros livros ganham pelo menos uma menção ao longo do último volume. Como esperado, vários personagens morrem. Diversas teorias dos fãs se confirmaram e diversas outras não. Com tudo isto se chega a um final plenamente satisfatório. A crítica maior é sobre o depois do confronto final entre Harry e Voldemort, espero não estar entregando muito ao dizer que como muito fãs considero a autora exageradamente otimista. Mesmo assim, um livro imperdível.

Para quem ainda tiver dúvidas sobre o destino dos personagens após o último capítulo, a autora tem dado mais detalhes em entrevistas.

O livro (em inglês) pode ser encontrado facilmente em livrarias.

A For Andromeda - Fred Hoyle e John Elliot

Fred Hoyle foi um famoso astrônomo e autor do clássico The Black Cloud. Já comentei um outro livro dele, The Fifth Planet. A história deste livro foi escita em 1961 para uma série da BBC e tem vários elementos em comum The Black Cloud. Um rádio telescópio capta uma transmissão vinda de Andromedra, que se descobre ser o projeto de um computador e um programa para ser rodado nele. Construído o computador e executado o programa, ele se revela ser uma espécie de inteligência artificial.

Embora vários aspectos sejam anacrônicos (como a preocupação com a guerra fria), o livro é muito interessante e a idéia de se transmitir inteligência e vida através de sinais de rádio é no mínimo intrigante.

Infelizmente este livro está atualmente esgotado, a Amazon possui apenas exemplares oriundos de sebos.

Nenhum comentário: