quarta-feira, abril 19, 2006

GPF - Grilo Pulsante Fantasma

A foto acima é do brinqedinho que levei no Segundo Encontro de Programadores C/C++ em São Paulo. Como a regua e o cartão mostram, é um circuito bastante pequeno, onde os maiores componentes são a bateria, o buzzer (uma espécie de alto falante sem imã) e o resistor sensível a luz (LDR).

O componente mais importante, entretanto, é o PIC 12F675. Trata-se de um microcontrolador, um computardor quase completo dentro de um chip. Este modelo possui 1024 palavras para armazenamento de programa (Flash), 64 bytes de Ram para variáveis e 128 bytes de memória não volátil para dados (EEProm). O processador utiliza um conjunto de apenas 35 instruções. Neste projeto usei o clock interno de 4 MHz, o componente permite usar um cristal externo de até 20MHz. Possui um modo sleep, útil a circuitos a bateria, que reduz o consumo de energia a quase zero.

O microcontrolador possui uma quantidade grande de recursos. Possui internamente dois timers, que podem ser usados para gerar interrupções periódicas, fornecendo uma base tempo para o software. Seis dos oito pinos podem ser tratados como entrada ou saída digital (isto é, serem colocados em nível lógico "0" ou "1" por controle do software). Quatro dos pinos podem ser usados como entradas analógicas (o software pode ler o nível do sinal do pino como um valor digital de 8 ou 10 bits).

O objetivo do circuito era mostar os potenciais do microcontrolador e o fato dele poder até ser programado em C. Inspirado em um exemplo do fabricante do PIC, é um circuito para ser escondido em um lugar e perturbar as pessoas presentes. O circuito fica a maior parte do tempo dormindo. Em tempos aleatórios ele acorda e faz um pequeno bip (daí o grilo pulsante). Para tornar a detecção mais difícil, o bip é feito somente se o circuito estiver no escuro (daí o fantasma). O LED (que também só é acionado no escuro), permite confirmar que o circuito está ligado. Por último, um botão permite testar o circuito, soando o bip e piscando o LED. Desta forma, o cicuito usa:
  • uma entrada digital (o botão)
  • duas saídas digitais (o LED e o buzzer)
  • uma entrada analógica (o sensor de luz)
  • um timer para acordar o circuito periodicamente
  • um timer para fornecer a temporização para a geração da frequência enviada ao buzzer.
O software foi desenvolvido em C no PC e gravado no PIC através de um gravador externo. Acrescentando um conector e um resistor seria possível gravar o PIC sem retirá-lo da placa (usando o mesmo gravador).

O custo total do circuito fica abaixo de R$50. O PIC custa menos de R$15, comprado unitariamente em uma loja. O preço USA, para 100 peças é USD 1,19.

Quando se fala em microprocessadores, a maioria das pessoas pensa imediatamente em computadores de mesa. Entretanto a grande revolução está nos microcontroladores, que permitem acrescentar inteligência a equipamentos por um baixo custo. A nossa casa está repleta deles, escondidos em geladeiras, máquinas de lavar, micro-ondas, TVs, DVDs, etc.

3 comentários:

The Wishmaster disse...

Cara, excelente explicação!!! Achei muito bom!!!

Unknown disse...

Olá muito bom, podeira me passar o Código em c muito obrigado, alexdiascaldeira@gmail.com

Daniel Quadros disse...

Alexander: coloquei nos arquivos do blog, é o gpf.c