quinta-feira, junho 01, 2023

O Microcontrolador RISC-V de US$0,10 - Parte 1

Esta foi uma compra de impulso. Um empresa chinesa (WCH) anunciou uma linha de chips baseados na arquitetura RISC-V, com o modelo mais baixo com preço de US$0,10. A loja oficial deles na AliExpress tem uma oferta com chips de dois modelos, placas de teste/desenvolvimento e um adaptador para gravação de firmware.

Um anúncio irresistível?

Nesta primeira parte vamos dar uma olhada nas características dos chips.

A arquitetura RISC-V é uma descrição open-source dos registradores, conjunto de instruções e demais informações necessárias para desenvolver software em linguagem de máquina.

O modelo mais simples da linha é o CH32V003F4P6.  Seus16 kbytes de Flash e 2 kbytes de SRAM lembram os microcontroladores de 8 bits, porém a sua CPU de 32 bits roda a até 48 MHz. Tem também um conjunto razoável de periféricos - UART, I2C, SPI e ADC (1 de cada).


O outro modelo disponível na oferta é o CH32V203C8T6, com mais generosos 64 kbytes de Flash e 20 kbytes de SRAM. Temos 4 USARTs, 2 I2C, 2 SPI e o ADC é de 12 bits (o do modelo mais simples é de 10 bits). Mais impressionante é ter dois periféricos de USB, um com suporte a Host e Device e o outro somente a Device. O clock máximo sobe para 144 MHz.


As placas não trazem grande surpresa. Como os chips são SMD, vem soldados. A programação da Flash é feita através de pinos de debug. O kit vem com um adaptador USB para ligar nestes pinos.

A página do fabricante para esta linha é http://www.wch-ic.com/products/CH32V003.html, mas é mais fácil ver as informações no anúncio na AliExpress.

Como disse no começo, foi uma compra por impulso. Na parte 2 pretendo falar sobre programação. Se tudo correr bem, talvez tente montar algumas brincadeiras com as placas de teste. Para usar os chips avulsos será preciso projetar uma placa e achar alguém para soldar os chips para mim.

Fiz também um vídeo sobre estes chips:




2 comentários:

Alexandre disse...

Já arrumou quem solda SMD, pra vc ??? to precisando tb...
Moro em SP/Capital, na Zona Norte... se tiver alguma indicacao, fico grato...

Att,
Alexandre.

Daniel Quadros disse...

Ainda não... mas comprei uma plaquinha adaptadora de TSSOP20 para DIP20 e consegui soldar!